Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


É preciso falar sobre a osteoporose

16/10/2020

     

Conhecida como “doença silenciosa”, a osteoporose é mais comum em mulheres – principalmente após a menopausa – e em homens com idades mais avançadas. É caracterizada pela redução da massa óssea e comprometimento da estrutura dos ossos, tornando-os frágeis e aumentando o risco de fraturas, em geral dos quadris, punhos e coluna. Para divulgar que a doença pode ser prevenida e tratada, foi instituído o “Dia Nacional da Osteoporose” (20/10).  

O chefe do Serviço de Ortopedia da Santa Casa BH, Dr. Juraci Rosa de Oliveira, destaca que inicialmente a osteoporose não apresenta sinais clínicos: “a perda óssea ocorre sem sintomas. Daí a importância de se procurar o médico e iniciar o mais rápido possível o tratamento. As pessoas podem não saber que têm osteoporose até que seus ossos se tornem tão fracos que um trauma mínimo é capaz de provocar fraturas do quadril ou da coluna. As fraturas vertebrais normalmente provocam dor aguda e de forte intensidade nas costas. Dores crônicas devido a múltiplas fraturas vertebrais também podem ocorrer”.

Entre as principais causas da doença estão o envelhecimento, a disfunção da tireoide, doenças autoimunes, deficiência de cálcio, sedentarismo, alimentação pobre, tabagismo, alcoolismo e deficiência de vitamina D. O diagnóstico é feito por densitometria óssea e é possível ter qualidade de vida com tratamento adequado. Para isso, é imprescindível seguir as orientações médicas, fazer atividades físicas e tomar sol.