Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Agosto Dourado destaca a importância da amamentação

03/08/2020

     

O leite materno é o alimento mais completo do mundo. Até os seis meses de vida, é indicado que os bebês amamentem exclusivamente no peito e entre seis meses e dois anos, três vezes ou mais por dia. Para reforçar os benefícios do aleitamento materno para a saúde das crianças e das mães, foi criada a campanha “Agosto Dourado”. O tema escolhido neste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, que destaca que amamentar não polui o meio ambiente, pois não necessita da cadeia produtiva de energia, fabricação, envase, transporte e venda. Além disso, não gera consumo de itens supérfluos e não usa substâncias e resíduos nocivos. 

A Maternidade Hilda Brandão da Santa Casa BH é um “Hospital Amigo da Criança e da Mulher” – iniciativa criada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. A equipe multidisciplinar trabalha diariamente para conscientizar as mães que amamentar não é só nutrir e sim um ato de amor e de conexão com o bebê. Desde a sala de parto, o contato pele a pele é estimulado e esse momento é conhecido como Golden Hour (primeira hora de vida do recém-nascido), em que ele é colocado no peito da mãe e acontece o primeiro contato pele a pele. O encontro impacta emocionalmente na amamentação e a sucção estimula a liberação de ocitocina e prolactina, diminuindo o estresse, promovendo a regulação da temperatura do bebê e fortalecendo o vínculo entre eles.

De acordo com a Enfermeira e Consultora em Amamentação da Maternidade Hilda Brandão, Luana Bruna Rodrigues de Andrade Mendes, amamentar vale ouro. “Nem sempre é fácil e natural. Muitas vezes é um grande desafio para as mães. No entanto, é o melhor para a saúde dela e, principalmente, do bebê. O leite materno tem todas as proteínas, vitaminas, gorduras, sais minerais e água que o recém-nascido precisa e a digestão é mais fácil. Até os 6 meses, o aleitamento deve ser exclusivo e colabora para a redução da mortalidade infantil. Outro benefício é a formação correta da arcada dentária, estimulada pela movimentação feita na hora da sucção”. 

Conheça as fases do aleitamento materno: 

• Colostro: do 1º ao 5º dia depois do parto. O leito é rico em proteínas e anticorpos, ideal para criar a imunidade do recém-nascido. É considerada a primeira vacina; 

• Transição: do 6º ao 15º dia. Rico em gordura e lactose, garantindo o crescimento do bebê; 

• Maduro: depois do 15º dia. Rico em macro e micronutrientes e promove um bom desenvolvimento físico e cognitivo da criança.