Apresentação

     

RESIDÊNCIA MÉDICA

A Residência Médica, de acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica CNRM, é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu destinada a médicos, também considerada como “padrão ouro” da especialização. A Santa Casa BH Ensino e Pesquisa proporciona uma formação caracterizada em vivências práticas. O residente conta com uma estrutura  hospitalar de alta complexidade, com tradição de 119 anos.

Atualmente a Santa Casa BH oferece a especialização nas seguintes áreas: Anestesiologia, Cancerologia, Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia da Mão, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Mastologia, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia, Pediatria, Radiologia, Reumatologia, Urologia.

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA

A Santa Casa BH oferece a modalidade de Especialização Médica em aproximadamente 30 especialidades clínicas. O aluno vivenciará a prática dentro das dependências das unidades do Grupo Santa Casa BH e será acompanhado por corpo clínico altamente qualificado.

Atualmente a Santa Casa BH oferece a especialização nas seguintes áreas: Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cardiologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Mastologia, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Nefrologia Pediátrica, Neurologia, Oncologia Pediátrica, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Otorrinolaringologia, Pneumologia e Reumatologia.

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL

A unidade de Ensino e Pesquisa também oferece o Programa de Residência Multiprofissional conforme as normativas da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS.  Trata-se de uma modalidade de pós-graduação lato sensu que busca desenvolver capacidades nas áreas de competência da saúde, particularmente em áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde - SUS.

Em todo o processo de formação aplica-se a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que é o ensino baseado na prática, com a combinação entre a experiência, habilidades e conhecimento científico prévio do estudante.  Os interessados devem possuir graduação completa reconhecida pelo MEC.

Atualmente a Santa Casa BH oferece o Programa de Residência Multiprofissional nas seguintes áreas: Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia.

COMO INGRESSAR

Para ingressar em um dos Programas supracitados, o interessado deve ser aprovado em concurso público oferecido pela instituição.

COMO SE INCREVER

Para participar do Concurso de 2019 da Residência Médica, Especialização Médica e Residência Multiprofissional da Santa Casa BH, o candidato deverá acessar o site do IBGP Concursos, www.ibgpconcursos.com.br.


CONTATO

(31) 3238-8249 e 3238-8977

especializacaomedica@santacasabh.org.br

Rua Domingos Vieira, 590 - Santa Efigênia - Belo Horizonte