Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Blitz educativa mobiliza equipe assistencial

13/11/2020

     

O “Dia Mundial da Prevenção de Lesão por Pressão” (21/11) foi instituído para sensibilizar pacientes, familiares, profissionais de saúde e gestores sobre a importância de impedir esse evento adverso. Para verificar a adesão e a aplicação das ações de prevenção pela equipe assistencial, o Serviço de Integridade Cutânea do Grupo Santa Casa BH – em parceria com os serviços de Odontologia Hospitalar e Nutrição – vem realizando Blitze Educativas e palestras sobre o tema. 

Além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, a lesão por pressão aumenta o risco de infecções, o custo dos serviços de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar. Por isso, o profissional de saúde deve avaliar regularmente a integridade da pele e efetuar a mudança efetiva e sequencial da posição do paciente na cama. Capacitar a equipe de saúde para a prevenção e tratamento dessas lesões é o trabalho do Serviço de Integridade Cutânea da instituição (SIC). 

De acordo com a coordenadora dos Serviços de Apoio Assistencial  e responsável pelo SIC, Carolina Letícia dos Santos Cruz, o objetivo dessa iniciativa é difundir conhecimento, dando todo suporte técnico no cuidado do paciente, reduzindo os índices de lesões: “com as visitas surpresas estamos verificando a adesão à aplicação de ações que impactam na prevenção de lesões por pressão. Vale destacar que 98% desses eventos adversos podem ser evitados, se instituídas medidas preventivas. Essa é uma responsabilidade da equipe multidisciplinar em todos os níveis de atenção do sistema de saúde”. 

Confira a programação do  4º Simpósio de Prevenção de Lesão por Pressão do Grupo Santa Casa BH (sujeita a alterações): 

 
 
 
Inscreva-se pelo Sympla, clique aqui.