Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Boas práticas no Serviço de Nutrição e Dietética

19/06/2019

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da instituição tem trabalhado para oferecer refeições mais saborosas e saudáveis aos pacientes internados na Santa Casa BH e no Hospital São Lucas e aos idosos do Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP).

Desta vez, a equipe do SND inovou ao implementar com os cozinheiros o projeto para substituição de todos os condimentos artificiais (amaciante de carne e caldo de carne e de galinha) por temperos naturais como salsão, salsinha, cebolinha, coentro, açafrão, alecrim e orégano.

A programação dos temperos é feita de acordo com o cardápio do dia. A coordenadora do SND, Ariane Amorim Teles, explica que o processo é feito com um dia de antecedência para que o sabor do tempero e do alimento seja realçado: “tiramos os condimentos artificiais nocivos à saúde e agregamos, além do sabor, o valor nutricional para aquela preparação”, diz.

Outra iniciativa está relacionada à dieta líquida completa e pastosa, que necessita ter uma consistência grossa. Até então, o SND usava uma pasta base de amido de milho e leite para aumentar o valor calórico e engrossar o legume batido. Para a nutricionista Ana Paula Batista, a inovação é a utilização da biomassa de banana verde, com enorme efeito nutricional. “Diversos estudos comprovam que a biomassa é um alimento prebiótico que auxilia na recuperação do estado imunológico, melhora o funcionamento do intestino e reduz o colesterol e glicemia”, esclarece. Abaixo, assista ao vídeo: