Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP


Centro de Pesquisa em Neurocirurgia

23/05/2013

     
A Santa Casa BH possui um dos maiores e melhores serviços de neurocirurgia do Brasil. Dispondo de infraestrutura completa, realiza mais de 1.700 cirurgias por ano, abrangendo todas as áreas da neurocirurgia. Com serviço de hemodinâmica, UTI neurocirúrgica e radiocirurgia, além de renomada equipe formada por 12 neurocirurgiões e 10 residentes, o Serviço de Neurocirurgia se destaca também pela produção de publicações científicas. Em dezembro de 2011, implantou o Centro de Pesquisa em Neurocirurgia, aprimorando a formação dos seus residentes e promovendo
melhorias na assistência prestada aos pacientes.
 
Idealizado pelo coordenador da Residência Médica em Neurocirurgia, dr. Atos Alves de Sousa, e pelo residente dr. Júlio Leonardo Barbosa Pereira, o Centro de Pesquisa tem o objetivo de estimular a produção científica da equipe. O trabalho é desenvolvido por meio de treinamentos e orientações. Todas as etapas do trabalho científico, desde a elaboração do projeto de pesquisa até a publicação dos resultados, são realizadas sob supervisão da coordenação do Centro de Pesquisa, garantindo que os dados sejam confiáveis e que a segurança do sujeito de pesquisa seja preservada.
 
Com apenas 1 ano de atividade, o Centro de Pesquisa publicou 11 artigos científicosem renomadas revistas, desenvolveu 4 aplicativos para smartphones (com mais de 9 mil downloads em português e inglês) e apresentou 15 trabalhos em congressos nacionais e internacionais, Atualmente, possui 10 projetos de pesquisa em andamento. Destes trabalhos, muitos são realizados em parceria com outras equipes das áreas de endocrinologia, otorrinolaringologia, anestesiologia, neurologia e terapia intensiva.