Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Com a missão de salvar vidas

17/08/2020

     

A Agência Transfusional do Grupo Santa Casa BH é responsável pelo atendimento hemoterápico de todos os pacientes da instituição e tem sido imprescindível na missão de salvar vidas. É também um dos maiores clientes da Fundação Hemominas no quesito solicitação de hemocomponentes devido ao volume de atendimentos prestados. Por mês, são realizadas cerca de 1740 transfusões – a maior parte destinada a pacientes internados nos leitos de Terapia Intensiva Adulto e Pediátrico (casos clínicos e pós-operatórios) e nas unidades oncológicas e de transplantes. Em relação aos hemocomponentes transfundidos, destaca-se o concentrado de hemácias, que representa uma média mensal de 1000 transfusões, seguida do concentrado de plaquetas, com cerca de 400 transfusões por mês. 

Para um atendimento ágil e efetivo, a Agência Transfusional conta com uma equipe de 33 funcionários, composta por  um médico Hematologista, dois enfermeiros, dois analistas de Agência Transfusional (bioquímica/biomédica), 13 técnicos de Patologia, 13 técnicos de Enfermagem e dois administrativos. 

Entre as atribuições do setor estão o armazenamento dos hemocomponentes, a coleta de amostras sanguíneas, realização de exames imunohematólogicos pré-transfusionais e pós- transfusionais, além da liberação, transporte e dupla checagem beira leito dos produtos sanguíneos para transfusão. Outra frente de trabalho é a realização de treinamentos sobre os processos hemoterápicos para as equipes assistenciais e a conscientização sobre a importância da doação de sangue, com abordagem dos pacientes, acompanhantes e dos próprios funcionários.