Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Cuidando de quem cuida

10/07/2020

     

Em tempos de pandemia, lidar com as angústias e o medo tem sido um grande desafio para quem atua na área de saúde. Pensando nisso, a equipe de Psicologia do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH – serviço essencial que continua funcionando – intensificou as ações do projeto “Cuidando de quem Cuida” e mudou a rotina e o ânimo dos trabalhadores da unidade.

A iniciativa – que conta com a participação de todos os funcionários, de ambos os turnos – promove encontros para discutir temas relevantes para a saúde mental, trabalhando questões de relacionamento, estresse, ansiedade, preocupação, tristeza e dando condições para que os participantes se adaptem a esse novo momento. Os atendimentos em grupo (seguindo as orientações do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) e individuais têm mostrado que pessoas motivadas realizam suas atividades com mais entusiasmo e, consequentemente, atende melhor os pacientes.

De acordo com Luciana Houri, uma das psicólogas à frente do projeto, no início da pandemia os encontros eram diários e os resultados foram promissores: “reconhecemos que o sofrimento psíquico é inerente ao contexto que estamos vivendo, mas estamos trabalhando para minimizar o sentimento de angústia e desenvolver estratégias de enfrentamento para essa situação. As discussões mostraram que, apesar de estarem angustiados, os funcionários sabem que o trabalho não pode parar e estão felizes com a escolha de cuidar do outro”.