Desenvolvimento em Preceptoria

26/02/2019

     

Médicos preceptores da Santa Casa BH participaram, em 18 de fevereiro, do primeiro encontro do Programa de Desenvolvimento em Preceptoria (Prodep), com o tema: “Princípios da aprendizagem de adultos”. A iniciativa é do Núcleo Docente Estruturante Medicina Santa Casa BH e prevê mais oito encontros, até o final do ano, para fortalecer ainda mais o ensino médico na instituição.

Todos os encontros serão no Espaço Bradesco e os participantes que completarem 36 horas do programa poderão solicitar equivalência em créditos nos cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição. “O preceptor está na interface do cuidado com o paciente e na supervisão do estudante. Ele precisa ter competência técnica em sua área de supervisão e expertise relacionada à docência e educação. A proposta do Prodep é aprimorar essas características dos preceptores”, explica a Dra. Rosa Malena Delbone, diretora acadêmica da SCBH Ensino e Pesquisa.

Para a Dra. Rosa, o programa deve agregar ainda mais valor ao ensino médico da instituição. “Se o estudante, acadêmico ou residente encontra um preceptor que, além de excelente médico, é ótimo educador, o ambiente se torna totalmente favorável à aprendizagem e formação. Acredito que essa é uma consequência natural do programa”, destaca.

O segundo encontro do Prodep está programado para 18 de março, com o tema “Metodologias ativas de aprendizagem”.