Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Dezembro Laranja alerta para prevenção do câncer da pele

03/12/2020

     

A chegada do verão e o aumento do número de pessoas que tomam sol sem proteção motivaram a criação do “Dezembro Laranja” – campanha de prevenção ao câncer da pele. Com o tema “Amigos de Verão: Eu + Protetor Solar + Sol = Juntos Pela Saúde”, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – regional Minas Gerais busca sensibilizar sobre as formas de prevenção, contribuir para o diagnóstico correto, alertar sobre a necessidade de proteção diária e incentivar as crianças para os principais hábitos de foto-proteção. Para isso, promoverá ao longo do mês capacitação para cerca de mil médicos da rede de atenção primária da Prefeitura de Belo Horizonte, iluminará de laranja prédios e pontos da capital e fará um trabalho de conscientização junto a cabeleireiros e tatuadores, que serão propagadores da ação.

 

O Grupo Santa Casa BH também abraçou essa causa e desenvolveu uma campanha para público interno e externo para incentivar o autocuidado. Convidando as pessoas a refletir sobre “o que a sua pele diz sobre você?”, a iniciativa destaca que ela é o nosso cartão de visita e deve receber cuidados diários. Além disso, as fachadas da Santa Casa BH, do Centro de Especialidades Médicas SCBH, do Hospital São Lucas e da Funerária Santa Casa BH estão iluminadas de laranja durante todo o mês de dezembro.  

 

O câncer da pele é o mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. De acordo com a dermatologista da Santa Casa BH, Dra. Gláucia Vianna, a exposição em excesso no sol é a principal causa da doença: “é fundamental a realização do autoexame, pois ele facilita o diagnóstico e o tratamento precoce. Fique atento a pintas que crescem, feridas que não cicatrizam e manchas que aumentam. Procure um dermatologista em casos de lesão suspeita ou qualquer dúvida. Nosso intuito com essa campanha, é promover a educação em saúde, orientar que os cuidados precisam começar nos primeiros anos de vida e que a exposição solar na infância pode influenciar na saúde do envelhecimento da pele e no surgimento do câncer na fase adulta. A melhor forma de evitar a doença é a prevenção”.

 

Previna-se!

– Evite o sol entre 9h e 15h;

– Use camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol;

– Lembre-se dos óculos escuros, de preferência com lentes de boa qualidade;

– Aplique o protetor solar diariamente (fator de proteção de no mínimo 30) e repita a aplicação a cada duas horas.

Fonte: SBD