Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Equipe multidisciplinar da Oncologia

18/09/2020

     

Nas instituições de saúde, o atendimento multidisciplinar ao paciente é um avanço importante. Na Santa Casa BH e no Hospital São Lucas, o trabalho multidisciplinar tem feito total diferença na recuperação dos pacientes de todas as especialidades clínicas e, em especial, daqueles em tratamento oncológico – que precisam ser acompanhados por tempo prolongado.

A equipe do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH é formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e nutricionistas. Além disso, conta com o apoio do Serviço de Odontologia Hospitalar. Com empatia, dedicação e afeto, a equipe forma uma rede de colaboração e tem conseguido conhecer melhor a realidade dos pacientes e estabelecer vínculos de confiança com eles e seus familiares, visando atingir um cuidado cada vez mais humanizado e auxiliar em todos os aspectos no enfrentamento do tratamento.

A enfermagem faz a gestão diária dos cuidados clínicos e administra as terapias antineoplásicas. Os enfermeiros estão na linha de frente do tratamento e dão continuidade ao plano terapêutico proposto pelos médicos. Os nutricionistas se desdobram para fazer o acompanhamento nutricional, sempre com foco nos desejos e necessidades dos pacientes. Eles definem se será preciso preparar dietas específicas e com adaptações ou se é necessário algum tipo de suplementação.

As assistentes sociais acolhem os pacientes para entender quais são as suas dificuldades socioeconômicas e familiares. Elas dão suporte ao tratamento e fazem parte de uma rede de solidariedade que atua junto às prefeituras, postos de saúde e casas de apoio para priorizar o bem-estar e as necessidades dos pacientes.  Já as psicólogas realizam a abordagem terapêutica tanto do doente quanto dos seus familiares. A equipe busca conexões e está sempre de olho nos pequenos detalhes para oferecer o melhor atendimento. Por meio do projeto “Cuidando de quem Cuida”, elas ajudam também os funcionários da unidade a lidarem com suas angústias e medos.  

Os fisioterapeutas trabalham na reabilitação motora e respiratória para restabelecer esses pacientes. Outra equipe importante é a da Odontologia. As dentistas realizam a laserterapia, proporcionando o alívio da dor bucal causada pelos remédios e diminuindo o risco de úlceras bucais. Para aqueles que precisam de radioterapia, é feita ainda a prevenção para verificar a necessidade de tratamento dentário prévio. O acompanhamento de cada profissional pode impedir efeitos colaterais mais graves, garantir maior adesão ao tratamento por parte do paciente e seus familiares e tornar mais leve essa jornada. Daí a importância dessa equipe para a humanização dos atendimentos.