Cursos de Curta Duração

     
 
Capacitar e qualificar profissionais para o setor funerário com a prática da Tanatopraxia e Necromaquiagem aplicada em funerárias.
 
Carga horária teórica: 40 horas/aula 
Carga horária prática: 24 horas/aula
 
Bimestral
 
 
FEVEREIRO
 
INJETÁVEIS – PREPARO E ADMINISTRAÇÃO NOVO
Aprimorar o conhecimento teórico e prático do profissional quanto ao preparo, administração, indicações e contraindicações dos fármacos injetáveis. Desenvolver habilidades em relação às técnicas do processo, conforme as diretrizes, visando à segurança do paciente.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem 
16/2 – 8 às 12h (SÁBADO)
4 horas
 
 
ELETROCARDIOGRAMA 
Capacitar o aluno para realizar o ECG, diferenciar um exame normal do que apresenta sinais de arritmias, bloqueios e alterações decorrentes de doenças cardíacas, utilizando metodologia interativa.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
23/2 – 8 às 17h (SÁBADO) 
8 horas 
 
 
MARÇO
 
SOCORRISTA 
Habilitar os participantes abordando o atendimento emergencial de primeiros socorros às vítimas de acidentes e emergências clínicas em diversas situações, tornando-os capacitados para agir de forma segura e eficaz até a chegada do serviço médico de emergência ao local do acidente.
 
Público-alvo: maior de 18 anos
Duração: 40 horas
Turno: 2/3/2019 (realizado em cinco sábados)
 
 
CUIDADOR DE RECÉM-NASCIDOS E CRIANÇAS 
Capacitar pessoas para trabalhar como cuidadores de recém-nascidos e crianças.  Proporcionar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessários para aplicação em cuidados específicos a cada fase de desenvolvimento da criança. Apresentar situações emergenciais e prováveis intercorrências, no processo de cuidar, com reconhecimento dos sinais de danos, perigos, riscos e gravidade, abordando a prevenção e ações. Enfatizar os aspectos das aptidões físicas, intelectuais, morais e emocionais da criança, zelando pelo seu bem estar geral. 
 
Público-alvo: maior de 18 anos
Duração: 40 horas
2/3/2019 (SÁBADO)
 
 
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Qualificar o profissional com o objetivo de atualizar e promover conhecimentos específicos das situações que caracterizam emergências clínicas, diferenciando urgência de emergência e reconhecendo os sinais e sintomas a fim de prestar assistência adequada em cada situação, utilizando os recursos pré e intra-hospitalar.  Aplicar as técnicas atualizadas de atendimento em todas as situações que envolvem uma vítima, gerenciando de forma adequada a assistência para minimizar os agravos.
 
Público-alvo: Alunos e técnicos em enfermagem
Duração: 80 horas
2/3/2019 (SÁBADO)
 
 
ACESSOS VASCULARES
Qualificar o aluno quanto aos tipos de acessos vasculares existentes, indicações, cuidados, manuseios e realização do procedimento, dentro da competência de cada profissional. Destacar a importância da manutenção do acesso vascular, tendo como foco o tratamento e a segurança do cliente. 
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
16/3 – 8 às 17h (SÁBADO)     
8 horas 
 
 
CUIDADOR DE IDOSOS
Desenvolver habilidades de cuidados com o idoso respeitando os aspectos físicos, mentais, sociais e legais, utilizando recursos disponíveis no âmbito hospitalar e institucional. Aplicar as técnicas atualizadas dos primeiros socorros. Capacitar o aluno para o relacionamento humanizado com o idoso, seus familiares e equipe multiprofissional. 
 
Público-alvo: maior de 18 anos
Duração: 80 horas
 
16/3/2019 (SÁBADO)
 
18/3/2019 (MANHÃ)
 
18/3/2019 (TARDE)
 
19/3/2019 (NOITE)
 
TÉCNICAS E PRÁTICAS DE SONDAGEM E CUIDADOS DE ENFERMAGEM
Oferecer o aperfeiçoamento do conhecimento teórico e prático nas técnicas de sondagens, tipos de sondas nasogástrica, nasoentérica, vesical de alívio e vesical de demora.  Apresentar suas indicações, cuidados, materiais utilizados, gerenciamento de risco assistencial e prevenção dos eventos adversos relacionados, dentro da competência de atuação do profissional. 
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
30/3 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
 
ABRIL
 
NOÇÕES DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR (APH)  NOVO
Capacitar profissionais para reconhecer situações de urgência e emergência e iniciar a avaliação e o atendimento rápido das vítimas, garantindo estabilização das funções respiratórias e hemodinâmicas evitando o agravamento das lesões. Aplicar medidas e procedimentos com segurança, pautados na ética e legislações do APH.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem e alunos que fizeram o curso de SOCORRISTA
13/4 - 8 às 17h (SÁBADO)
14/4 - 8 às 17h (DOMINGO)
16 horas
 
 
DIABETES, VOCÊ SABE COMO CUIDAR? 
Diferenciar os tipos de diabetes, as manifestações clínicas mais frequentes, as ações preventivas e tratamento. Apresentar os cuidados e orientações de enfermagem, visando à promoção da saúde do paciente portador de diabetes.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
13/4 - 8 às 12h (SÁBADO)
4 horas
 
 
CUIDADOS COM O PACIENTE PREMATURO
Promover conhecimentos dos conceitos da prematuridade: cronologia da prematuridade, manipulação segura e correta do prematuro, manuseio dos dispositivos invasivos, gerenciamento de riscos assistenciais e prevenção dos eventos adversos, dentro da competência de atuação do profissional. Ressaltar importância do vínculo mãe e filho.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
27/4 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
 
MAIO
 
CUIDADOS E ORIENTAÇÃO COM A AMAMENTAÇÃO 
Apresentar a fisiologia da mama, orientando sobre os cuidados e técnicas na amamentação e a importância do aleitamento materno. Promover o olhar assistencial para a mulher que amamenta, os enfrentamentos e as dificuldades encontradas durante a amamentação.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
11/5 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
 
TREINAMENTO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA (BLS)
Capacitar o aluno para o reconhecimento e atendimento a vitima com sintomas cardíacos e respiratórios, incluindo a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e a desfibrilação, com organização e eficácia. Abordar conteúdo teórico e prático, ministrado em manequins desenvolvidos para o ensino das técnicas de reanimação cardiopulmonar.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
18/5 – 8 às 17h (SÁBADO)       
8 horas
 
 
CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE EM HEMODIÁLISE 
Qualificar o aluno para prestar cuidados ao cliente portador de Doença Renal Crônica (DRC), em terapia renal substitutiva. Oferecer subsídios teóricos para a realização dos cuidados com fístulas e cateteres de hemodiálise. Orientações para execução de técnicas, visando à segurança e promoção da saúde do paciente dialítico, dentro da competência de cada profissional. Reconhecimento de doenças que podem desencadear a insuficiência renal aguda e DRC.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
25/5 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
 
JUNHO
 
TERAPIA INTENSIVA DE ALTA COMPLEXIDADE - ADULTO 
Capacitar o aluno quanto aos cuidados com pacientes, em diferentes níveis de complexidade e gravidade. Assistência de enfermagem na manipulação de dispositivos invasivos, balanço hídrico, medicações, gerenciamentos de riscos assistenciais e eventos adversos, dentro de sua competência profissional.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
8/6 – 8 às 17h (SÁBADO)
9/6 – 8 às 17h (DOMINGO)
16 horas
 
 
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VENTILAÇÃO MECÂNICA 
Capacitar o profissional a reconhecer os aspectos indicativos da ventilação mecânica invasiva e não invasiva, os tipos de ventiladores e modos ventilatórios, os parâmetros para ventilação adequada, as complicações da Ventilação Mecânica Invasiva (VMI). Apresentar a assistência ao paciente, dentro da sua competência de atuação profissional, identificando os possíveis eventos adversos relacionados à VMI.
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
29/6 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
 
JULHO
PRIMEIROS SOCORROS EM HEMORRAGIA, FERIMENTOS E ESTADO DE CHOQUE 
Capacitar na identificação de sinais e sintomas de hemorragia, ferimentos graves e choques, e realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento. Sinalizar sobre as medidas a serem tomadas, evitando o agravo da vítima. 
 
Público-alvo: alunos e técnicos em enfermagem
13/7 – 8 às 12h (SÁBADO)       
4 horas
 
 
INFORMAÇÕES
 
(31) 3238-8704 | (31) 3238-8601 | (31) 3238-8672