Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP

Fizemos nosso primeiro transplante ósseo

07/11/2018

Parte da equipe da Ortopedia e Seu Paulo Afonso

O Sr. Paulo Afonso, de 82 anos, é o primeiro paciente a receber transplante de ossos na Santa Casa BH. A cirurgia foi realizada como uma opção para a reconstrução do quadril direito no dia 23/10. Para o procedimento, a equipe recebeu osso triturado liofilizado pelo Banco de Tecidos Musculoesqueléticos do Instituto Nacional de Traumato­logia e Ortopedia (Into) do Rio de Janeiro. Há 10 anos, o paciente fez a primeira artroplastia de quadril na instituição. Esse é o 3º procedimento no quadril e por conta do defeito ósseo grave a reconstrução com o transplante para recomposição do estoque ósseo foi a melhor opção. De acordo com o ortopedista, Dr. Eliseu Félix Pereira Barros, o transplante é uma solução alternativa viável para pessoas com defeitos ósseos graves e o procedimento é acessível pelo SUS. “A possibilidade de rejeição entre doador e paciente é mínima. A demanda por esse tipo de cirurgia é grande e a nossa expectativa é realizar o próximo ainda em novembro”, revelou.