Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Higienização hospitalar focada no cuidado e na inovação

26/08/2020

A higienização hospitalar tem papel primordial na prevenção de infecções. No maior grupo hospitalar de Minas Gerais, o Serviço de Higienização garante que os pacientes, seus acompanhantes e os funcionários tenham acesso a um ambiente limpo e seguro, além de proporcionar um cuidado a mais na experiência do cliente.

Para atender a Santa Casa BH, a Funerária SCBH, o Centro de Especialidades Médicas, o Instituto Geriátrico Afonso Pena e a SCBH Ensino e Pesquisa, a equipe de Higienização conta com 316 auxiliares de Serviços Gerais, 15 encarregadas, uma assistente administrativo, dois almoxarifes, duas supervisoras e cinco assistentes de hospitalidade. Já o Hospital São Lucas possui 58 auxiliares de Serviços Gerais, quatro encarregadas, uma supervisora e três assistentes de hospitalidade.

O trabalho inclui a limpeza, a desinfecção de salas cirúrgicas, enfermarias, apartamentos e CTI’s, além da checagem e liberação dos leitos pelas encarregadas e supervisoras. A equipe realiza também a higienização dos hospitais e das demais unidades de negócio e atende aos chamados emergenciais durante os plantões.

As profissionais da Hospitalidade da Santa Casa BH cuidam da manutenção dos mobiliários das áreas assistenciais e administrativas, garantindo maior padronização e eficiência na utilização dos bens da instituição. Para isso, foi desenvolvido pela Tecnologia da Informação do GSCBH um aplicativo responsável pela gestão dos mobiliários, que reaproveita os móveis que não estavam sendo utilizados pelos setores. Já no Hospital São Lucas, o diferencial é o trabalho de Concierge, que atende as necessidades especiais dos pacientes e seus acompanhantes desde o momento da internação até a alta hospitalar, incluindo as solicitações de Hotelaria (limpeza, rouparia e outros). Além disso, esses profissionais fazem o checklist nos leitos e setores, cuidando da manutenção e  padronização.

Para atendimento às demandas da COVID-19, o Serviço de Higienização conta com uma equipe exclusiva treinada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Além disso, as encarregadas dão orientações diárias aos funcionários, principalmente sobre o uso correto dos EPI’s.

Quando o assunto é inovação, a Santa Casa BH é referência. O hospital é o primeiro de Belo Horizonte a adquirir o equipamento Foto UV-C – utilizado como coadjuvante nas limpezas terminais realizadas pelas auxiliares de serviços gerais. Vale destacar que a equipe continua fazendo todo o processo de desinfecção conforme preconizado no manual da Anvisa. A máquina é um reforço na limpeza, principalmente na desinfecção dos elevadores que transportam pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19. Foram adquiridas também seis máquinas de lavagem I-Mop para auxiliar no processo de higienização das áreas, agilizando a lavação do piso e reduzindo o desgaste operacional dos funcionários.