31/03/2016

Projetada para ser a capital do Estado, Belo Horizonte foi inaugurada em 1897. No ano seguinte, um grupo de personalidades da capital mineira - percebendo a carência de assistência médica aos menos favorecidos, principalmente indigentes - formaram a Associação Humanitária da Cidade de Minas, primeiro passo para a construção de um hospital que pudesse atender a parcela carente da população. Em uma reunião realizada em 1899, foram abertas inscrições para sócios-fundadores e adotadas providências para um empreendimento do alcance social que um hospital filantrópico deveria ter na cidade recém-inaugurada. Uma comissão formada por médicos e engenheiros propôs e aprovou, junto à Prefeitura de Belo Horizonte, o local mais apropriado à edificação. Nascia a Santa Casa BH.