04/08/2017

No dia 17 de agosto, o Grupo Santa Casa BH (GSCBH), por meio do Pronto Atendimento Adulto, promove o IV Simpósio de atualização em Urgências e Emergências Vasculares do Hospital São Lucas. O evento será das 18h30 às 23h, no Salão Nobre da Santa Casa BH.

A organização do evento torna público edital para inscrições de ouvintes no simpósio, com vagas limitadas.

O evento tem o objetivo de apresentar os protocolos clínicos com ênfase em urgências e emergências vasculares para a equipe assistencial do GSCBH.

Sabe-se que existe um grande impacto econômico e social dos pacientes em emergências vasculares no Brasil. A incidência média anual indica que 12 milhões de pessoas possuem alguma doença cardio/cerebrovascular, que tem taxa de mortalidade maior que as neoplasias (23% contra 14%*). Diante disso, os gestores do HSL, juntamente com a coordenação do Pronto Atendimento Adulto, iniciou uma organização de uma rede de Atendimento a Emergências Vasculares.

Para isso, faz-se necessária a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento e implementação de uma unidade com uma área física definida e equipe médica própria dentro do Serviço de Emergência, com leitos específicos destinados ao atendimento de pacientes com doenças vasculares agudas, tais como:

• Acidente Vascular Cerebral, (AVC);
  • Doenças coronarianas agudas;
  • Embolia pulmonar;
  • Arritmias cardíacas com repercussões sistêmicas.

Esse evento visa incentivar a adesão aos protocolos na prática assistencial e garantir a segurança dos pacientes na Instituição, além da estruturação de uma linha de cuidados que contemple:

• Redução dos tempos porta-intervenção;
  • Manutenção e melhora dos indicadores de qualidade;
  • Ajudar no direcionamento dos pacientes;
  • Diminuir a espera;
  • Melhorar o grau de satisfação dos clientes externos;
  • Adotar protocolos de qualidade mundialmente aceitos, com constante inovação;
  • Diminuir a morbimortalidade;
  • Reduzir os impactos econômicos.

Ao final do simpósio será recolhido um pós-teste para entrega do certificado, com aproveitamento de mínimo 70%. Os certificados serão entregues via e-mail, junto com a pesquisa de satisfação.

*(The Who stepwise approach to stroke surveillance. Overview and Manual (version2.0). Noncommunicable Diseases and Mental Health. World Health Organization).

PÚBLICOS

OUVINTES: enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, acadêmicos de medicina e de enfermagem pertencentes aos setores de todo o Grupo Santa Casa BH, bem como o público externo.

INSCRIÇÕES

O participante deverá imprimir o comprovante de inscrição e apresentar na portaria, junto com documento de identidade.

INVESTIMENTO

Para o público externo a inscrição será efetivada mediante o pagamento da taxa de R$45,00.

raquelfelisardo@gmail.com
joelmagoncalves@santacasabh.org.br