Linhas de Pesquisa

     

Mestrado Profissional em Educação em Diabetes

Linhas de Pesquisa:

 
1. Ensino e Aprendizagem no Diabetes
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de técnicas de ensino, aprendizagem e abordagem motivacional para promoção de mudança de comportamento de diabéticos e familiares frente à doença, identificando barreiras ao aprendizado.
 
2. Educação em Diabetes para o Autocuidado 
Descrição: Desenvolvimento e aplicação, em nível preferencialmente do SUS, de programas de educação voltados para o autocuidado e diminuição das complicações no diabetes.
 
3. Educação em Diabetes para Familiares 
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de programas de educação voltados para familiares, nos cuidados da doença, com foco na diminuição das complicações no diabetes.
 
4. Educação em Diabetes na Comunidade 
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de programas de educação voltados para a comunidade, nos cuidados da doença, com foco na diminuição das complicações no diabetes.
 
5. Aplicação da Contagem de Carboidratos no Alcance de Metas Glicêmicas 
Descrição: Criação de programas e materiais educacionais, com foco na terapia de contagem de carboidratos (terapia nutricional de escolha no diabetes tipo 1), para capacitação de diabéticos, familiares e profissionais da saúde.
 
6. Educação em Diabetes para Deficientes Visuais 
Descrição: Desenvolvimento de técnicas, materiais e programas educacionais que priorizem o diabético com déficit visual secundário à retinopatia diabética, dando ao mesmo, e aos familiares e cuidadores, condições de aprendizado dentro das limitações impostas pela complicação crônica da doença.
 
7. Educação em Diabetes no Analfabetismo 
Descrição: Desenvolvimento de técnicas, materiais e programas educacionais que priorizem o diabético com limitações totais ou parciais na leitura e na escrita, dando ao mesmo, condições de educar-se dentro de todos os pontos fundamentais no autocuidado da doença, com o objetivo de evitar complicações agudas e crônicas da doença.
 
8. Adequação Cultural e Psicossocial do Diabetes 
Descrição: Desenvolvimento de programas, técnicas e materiais educacionais voltados ao encorajamento de familiares e comunidade no suporte ao tratamento do diabetes, adaptados ao nível cultural, aspectos psicossociais e disparidades idade especificas. 
 
9. Abordagem das Complicações Crônicas do Diabetes 
Descrição: Desenvolvimento de programas, técnicas e materiais educacionais voltados para o autocuidado nas complicações crônicas da doença, com ênfase nos pés em risco para amputações.
 
10. Educação do Diabético em Ambiente Hospitalar 
Descrição: Desenvolvimento de programas, técnicas e materiais educacionais voltados para o diabético internado ao diagnóstico, ou durante as intercorrências clínicas da doença e para os profissionais da saúde envolvidos nos cuidados durante a internação.