Linhas de Pesquisa

     

Mestrado Acadêmico e Doutorado em Medicina - Biomedicina

GRUPOS DE PESQUISA

GRUPO I - DOENÇAS NEUROLÓGICAS: GENÉTICA, FISIOPATOLOGIA E EPIDEMIOLOGIA.

Linha 1: Polimorfismo genético das doenças neurológicas 

Descrição: determinação de variações genéticas populacionais em patologias do sistema nervoso central e como elas se associam à resposta terapêutica e gravidade da doença. 

Linha 2: Biomarcadores em doenças cerebrovasculares

Descrição: o uso de biomarcadores na clínica visa avaliar o diagnóstico e a evolução do tratamento médico do AVC e TCE.

Linha 3: Fisiopatologia e Terapêutica em esclerose múltipla

Descrição: Investigação das enfermidades do sistema nervoso central e periférico. Utilização dos recursos clínicos, laboratoriais, anatomopatológicos e de imagem para o conhecimento dos mecanismos fisiopatológicos e da terapêutica de doenças degenerativas. 

GRUPO II - MECANISMO MOLECULARES EM TUMORES

Linha 1: Câncer diferenciado da Tireoide

Descrição: pesquisar aspectos clínicos do tratamento e seguimento dos pacientes portadores de câncer diferenciado de tireoide.

Linha 2: Genética de câncer de colón e reto 

Descrição: pesquisar aspectos clínicos de pacientes portadores de câncer; investigar novos tratamentos conservadores quimio e radioterápicos e condutas alternativas; avaliar o perioperatório de pacientes submetidos a operações para tratamento do câncer. 

Linha 3: Câncer associado a oncovírus 

Descrição: analisar as alterações moleculares que ocorrem em tumores sólidos de origem espontânea, familiar e associado ao oncovírus (papilomavírus humano). 

Linha 4: Marcadores moleculares em lesões pré-malignas e malignas da mama.

Descrição: visa integrar os recentes conhecimentos em marcadores moleculares em hiperplasias epiteliais mamárias e no câncer de mama, por meio da técnica de imuno-histoquímica. 

GRUPO III – EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Linha 1: Educação em diabetes 

Descrição: Essa linha de pesquisa destina-se ao desenvolvimento de processos,  técnicas  e aplicação de programas de educação voltados para os cuidados da doença, com foco no controle metabólico e na identificação precoce das complicações diabéticas. 

Linha 2:  Educação Médica

Desenvolvimento de processos, recursos e técnicas educacionais para o exercício da docência na área da saúde.

GRUPO IV - SINALIZAÇÃO, IMUNOMETABOLISMO, DIABETES E OBESIDADE

Linha 1: Sinalização metabólica em células da imunidade inata. 

Descrição: estuda as alterações na sinalização metabólica em células  do sistema imune. O objetivo é avaliar mecanismos inflamatórios em processos patológicos  ou não (diabetes, doença renal, doença neurodegenerativa.) visando identificar novos alvos terapêuticos.

Linha 2: Biomarcadores na Obesidade: participação da imunidade inata. 

Descrição: Estudo da relação entre citocinas, quimiocinas e inflamação e ação de células do sistema imune na obesidade.

GRUPO V - GENÉTICA HUMANA

Linha 1: Farmacogenética 

Descrição: Estudos das variações genéticas da população, relacionando-os com os diversos tipos de resposta a fármacos, especialmente no que diz respeito à farmacocinética e à farmacodinâmica dos medicamentos. 

GRUPO VI – CLÍNICA MÉDICA

Linha: Marcadores biológicos, mecanismos e imagens

Descrição: compreende achados de marcadores biológicos em doenças cardiovasculares, pulmonares, oncológico (câncer de mama).

GRUPO VII – EPIDEMIOLOGIA

Linha: Epidemiologia do envelhecimento e tumores; Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias; Epidemiologia Clínica.

Descrição: estudo da distribuição das doenças (quem adoece, onde a doença ocorre e quando a doença ocorre) e de seus determinantes (fatores de risco) na população humana. O objetivo é identificar fatores de risco associados à infecção e ao adoecimento, visando prevenir infecção e doença.

GRUPO VIII - CIRURGIA 

Linha: Cicatrização e patologias urológicas.

Descrição: Estudo dos fenômenos cicatriciais sob os aspectos morfológicos, macro e microscópico, funcional (resistência, tensão, proteção etc), estética e influência de fatores extrínsecos (drogas, diferentes estados orgânicos, fenômenos físicos etc).

GRUPO IX – MICOLOGIA

Linha: Micologia: bases moleculares da taxonomia de fungos patogênicos. 

Descrição: Caracterização morfofisiológica e molecular de fungos patógenos humanos - Bioinformática. 

GRUPO X – TOXINOLOGIA

Linha 1: Farmacologia de venenos e toxinas: sinalização celular. 

Descrição: estudo do papel das toxinas de veneno de aranha na inibição da liberação de neurotransmissores do SNC. Estudo do efeito da toxina peptídica purificado do veneno na terapêutica da dor e nas arritmias cardíaca. 

Linha 2: Neurofisiologia e neurofarmacologia da dor: aspectos celulares e moleculares.

Descrição: Dissecação do mecanismo de ação de toxinas animais e outras drogas com ação analgésica. Foco em medula espinhal, neurônios do sistema nervoso periférico, sinalização de cálcio, liberação de neurotransmissores e avaliação funcional de canais iônicos da via da dor.

Linha 3: Farmacologia Molecular de Produtos Naturais e Derivados Sintéticos com propriedades terapêuticas e/ou biotecnológicas.

Descrição: Relação estrutura-atividade, mecanismo de ação e aplicações biotecnológicas e terapêuticas de proteínas e peptídeos naturais e sintéticos derivados de venenos e secreções animais. Os estudos envolvem a seleção de peptídeos naturais, ou parte deles (indicados por programas de bioinformática, envolvendo também consultas a bancos de dados), a síntese química e a caracterização bioquímica destas moléculas, bem como a determinação de atividades biológicas de interesse que compreendem (mas não exclusivas) atividades em canais iônicos, antimicrobiana/antitumoral, antinociceptiva, inseticida (voltada para combater vetores de doenças, como o mosquito transmissor da dengue, chikungunha, etc), ativadora da função erétil, dentre outras.