Santa Casa BHCEMSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHIGAP


Livros

12/06/2013

     
A história da Santa Casa BH - com suas clínicas, médicos, provedores e fatos de destaque - está reunida em diversos livros editados pela instituição: em volumes ricamente ilustrados, importantes relatos sobre diversas áreas da medicina, especializações e notáveis profissionais que construíram a primeira instituição de saúde de Belo Horizonte.
 
As obras podem ser adquiridas na Ouvidoria da Santa Casa BH (av. Francisco Sales, 1111 - Santa Efigênia) - (31) 3238.8731.
 
 O Caranguejo Sinistro - A luta sem trégua contra o câncer
 Manoel Hygino dos Santos 
 Belo Horizonte: Editora FAPI, 2013

 
 
O livro descreve a trajetória da doença ao longo da história da medicina brasileira e, em especial, no cenário mineiro. 
 
  Pelos Bosques da Memória - Prof. José de Laurentys Medeiros
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2013
 
 

 
 
Falecido em 20 de dezembro de 2012, José de Laurentys Medeiros foi uma grande personalidade da medicina mineira. Chefe da Clínica de Gastroenterologia da Santa Casa BH, chegou à Instituição em 1949. O livro conta sua trajetória familar e profissional até 2008.
 
  Lucas Machado - Bom de bola e bisturi
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 2012
 
 
 
 

Trajetória de um dos mais importantes vultos da medicina mineira do século XX. Um ser humano vocacionado para a arte/ciência de Hipócrates, que se desdobrou ao longo da carreira para atender aos que necessitavam de sua assistência. Lucas Machado foi também um jovem atleta que se dedicou a um dos mais valorosos clubes de futebol de Minas Gerais, o América Futebol Clube.
 
  A peste branca: a Pneumologia e a Tisiologia - um relato
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2011
 


 
A tisiologia e a pneumologia na história de Belo Horizonte. Esta edição demonstra, por mais de 10 décadas, o permanente trabalho da Santa Casa BH com doenças pulmonares. 
 
  A dermatologia na Santa Casa
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2011

 
 
Uma homenagem a todos aqueles que se dedicaram à dermatologia e dela fizeram seu ofício e maneira de ajudar o próximo. Livro especialmente dedicado a Maria Ester Café, médica que se desdobrou durante anos em projetos assistenciais. 
 
  Doutora Celina: cem anos de vida e solidariedade
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Biográfica Editora, 2011

 


Este livro relata a dura trajetória de mulheres que sonharam ser médicas e enfrentaram os preconceitos. Em volume reunindo depoimentos das mulheres que sofreram dificuldades para o ingresso e estudo nas faculdades, suas múltiplas adversidades, a Associação Brasileira de Mulheres Médicas apresentou, em 2005, inúmeros casos. Entre eles se poderia acrescentar o de Celina Abreu de Aquino. Médica que desejara simplesmente prestar serviços às mulheres, sem distinções. 
 
  Mãos que afagam, palavras que enternecem
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2011
 

 
Este volume trás um sucinto relato dos 40 anos da Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (Avosc). Os que tiverem acesso a este documento verão que muitos foram os esforços para coadjuvar a Santa Casa BH no cumprimento de seus fraternos objetivos sociais e humanos. 

  Memórias do centro precursor e difusor da especialidade em Minas – Endocrinologia/Metabologia: novos caminhos para a medicina
  Manoel Hygino dos Santos e Maria Regina Calsolari
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010
 
 
Em décadas, a Clínica de Endocrinologia e Metabologia se consolidou como núcleo de pesquisa, empreendendo um trabalho vigoroso e consciente de esclarecimento e alerta à população sobre uma extensa gama de doenças até bem recentemente não diagnosticadas seguramente e até mal conduzidas profilática e terapeuticamente. Nessas páginas, se travará conhecimento com aqueles que se desdobram em campo tão vulnerável à vida e à saúde. 
 
  Cem anos das servas do Espírito Santo na Santa Casa de Belo Horizonte
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010
 

 
As histórias das Irmãs que chegaram à Santa Casa BH em 1909 - para administrar um hospital dedicado apenas aos doentes carentes - são contadas por fatos, lembranças e narrações daqueles que viveram o dia a dia das "servas" na Instituição.
 
  Santa Casa de Belo Horizonte – História da Neurologia e Neurocirurgia
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010


 
Finalizado em 2010, no 50º aniversário do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa BH, o volume contém a síntese de 5 décadas da Neurologia, criada graças à inspiração e pioneirismo do dr. José Gilberto de Souza. 
 
  Santa Casa de Belo Horizonte - Uma história de amor à vida
  2ª Edição
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI ,2010

 
2ª edição do livro honônimo de 2005. Resgate histórico, dividido em 18 capítulos, sobre a origem das Santas Casas até sua implantação no Brasil. Destaque para a trajetória da Santa Casa BH ao longo de mais de um século de trabalho assistencial.
 
  Trabalhando com o coração: a cardiologia da Santa Casa
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2010

 
 
O livro resgata a história da cardiologia no Brasil e no mundo, com destaque para os pioneiros da especialidade, na Santa Casa BH, que montaram o Procordis em 1972 que gerou o Hospital do Coração José Maria Alkmim, fundado em 1974, transformado mais tarde no Serviço de Cardiologia da Instituição.
 
  Clínica de Olhos Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - 95 anos
  Uma história de pioneirismo em Minas Gerais - 2ª Edição
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Editora FAPI, 2009

 
Em 2009, a Santa Casa BH completou 110 anos e uma de suas mais importantes e tradicionais unidades, a Clínica de Olhos, comemorou 95 anos. A síntese de sua história e os nomes que a compõem estão nesta publicação, retratando a dedicação de gerações de oftalmologistas mineiros em favor da saúde. 
 
  Tempo de Nascer: a obstetrícia em Minas
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte, 2009


 
A evolução da obstetrícia, a dedicação das parteiras, os principais médicos. Acontecimentos históricos reunidos neste volume que foi publicado em comemoração aos 93 anos da Maternidade Hilda Brandão. 
 
  Vultos da História da Medicina 2
  José de Laurentys Medeiros
  Belo Horizonte: FAPI, 2008


 
Continuação do 1º volume, relatando a história de profissionais de saúde na Santa Casa BH. Resultado de longas pesquisas do autor, apresenta o comportamento de profissionais comprometidos com o bem comum.
 
  Vultos da História da Medicina 1899-2006
  José de Laurentys Medeiros
  Belo Horizonte: Del Rey, 2006



 
Este volume, relatando a história da Santa Casa BH, resultado de longos esforços do autor, mostra uma linha invariável e retilínea do comportamento de profissionais, comprometidos com o bem comum. Aqui, serão encontradas figuras representativas da vida médica e científica no seu afã de amenizar dores, curar pessoas e salvar vidas. 

  Reverência pela vida: a pediatria em Minas
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: 2008


 
Volume que dá continuidade à história das Santas Casas e, especificamente, à de Belo Horizonte. Este livro contém a descrição sucinta do que tem sido a Pediatria, a Clínica e a Cirúrgica, nos, até então, 109 anos de existência da entidade. Focaliza a especialização, de um modo geral, enfatizando o belíssimo trabalho empreendido pelas duas importantes áreas do saber humano, em favor da saúde e da vida. 
 
  Santa Casa de Belo Horizonte - Uma história de amor à vida
  Manoel Hygino dos Santos 
  Belo Horizonte: Conceito, 2005
 



Resgate histórico, dividido em 18 capítulos, sobre a origem das Santas Casas até sua implantação no Brasil. Destaque para a trajetória da Santa Casa BH ao longo de mais de um século de trabalho assistencial.