Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Menos poluição e mais segurança

17/07/2019

     

A Santa Casa BH e a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) assinaram, em 12/7, contrato com o objetivo de dar fim ao funcionamento de duas caldeiras que fornecem vapor para a produção diária de mais de 8300 refeições. Após assinatura do termo, as instituições realizarão obras para instalação de sistema de gás, mais seguro, sustentável e econômico. A Gasmig disponibilizará um ramal de fornecimento de gás para o hospital, que arcará com os custos de instalação da tubulação.

As atuais caldeiras foram doadas à Santa Casa BH em 1990 e seu funcionamento é revezado (cada uma é acionada por 30 dias). Os maquinários trabalham com óleo BPF (combustível derivado do petróleo).  “Com a mudança, estimamos uma redução considerável de emissão de poluentes no ar”, destaca José Daniel Gonçalves Júnior, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Grupo Santa Casa BH (GSCBH).

A caldeira é acionada diariamente, das 5h às 19h, consumindo cerca de 400 quilos de óleo BPF durante esse período, além de 12 litros de óleo diesel, necessários para iniciar o funcionamento das máquinas. As máquinas consomem aproximadamente 2 mil litros de água por hora, que são transformados em vapor. 

Além de mais econômico e menos poluente, o sistema de gás deve possibilitar outros benefícios importantes. “A expectativa é de otimização dos processos de produção das refeições, com ganho no tempo de preparação e cozimento dos alimentos, além de trazer mais segurança para os profissionais”, ressalta a gerente do Serviço de Nutrição e Dietética do GSCBH, Vanessa Andrade Ferreira.

Compromisso com o meio ambiente

O Grupo Santa Casa BH integra iniciativas e promove ações visando sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Clique aqui e confira todas a política ambiental e projetos desenvolvidos.