Mestrado e Doutorado conciliam pesquisa e docência

03/12/2018

     

Fabiana Rocha Silva está construindo uma carreira que concilia docência e pesquisa. Graduada em Ciências Biológicas, a acadêmica iniciou mestrado em Micologia na Santa Casa BH Ensino e Pesquisa em 2011, e concluiu em 2013. No mesmo ano, começou seu doutorado em Micologia e Biologia Molecular – etapa concluída em 2017. Atualmente, ela realiza pós-doutorado em Imunologia e recomenda: “a Santa Casa BH Ensino e Pesquisa é um dos melhores lugares de Belo Horizonte, para quem deseja fazer Mestrado ou Doutorado na área de saúde”.  

Além de pesquisadora e acadêmica, Fabiana também leciona no curso técnico em Farmácia da Escola Técnica Santa Casa BH. Para ela, a aproximação entre pesquisa e docência na instituição é algo comum e valorizado. “Aqui a academia está junto com a pesquisa. O conhecimento adquirido nos estudos é agregado na formação acadêmica. Isso é de extrema importância. A instituição faz parte de um grande hospital e, com isso, percebemos o conhecimento integrado. Os alunos – especialmente os médicos, chegam com problemas [questões científicas] vivenciados na rotina e tentam sanar esse problema por meio da pesquisa”, ressalta.

A competência dos professores e orientadores também é enaltecida. “Os docentes daqui – cada um em sua área – têm um conhecimento muito grande. São pessoas muito qualificadas, que dedicam suas vidas à pesquisa”, afirma Fabiana, que também demonstra grande paixão pela ciência. “Eu me encontrei. Apesar de não ter tanto contato com os pacientes, sei que estou contribuindo para facilitar, no futuro, a vida de alguém. Possibilitar um diagnóstico ou um conforto para uma pessoa. Isso é muito válido”, destaca.  

O estudo desenvolvido por Fabiana – no qual se baseia seu pós-doutorado – é na área de sinalização celular. “Essa pesquisa visa entender o funcionamento das células. Sobretudo como elas reagem a determinada doença. No meu caso, ao diabetes tipo 2”, explica.  

A Santa Casa BH Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico em Medicina – Biomedicina. Clique aqui para saber mais e inscrever-se.