Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Mito ou Verdade: Tire as suas dúvidas sobre Obesidade

04/03/2020

Dia 04/03 é o Dia Mundial da Obesidade. Até 2019, a data era comemorada em 11 de outubro. De acordo com a Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation), a mudança teve como objetivo alinhar com as ações da Semana de Cuidados com a Obesidade, que ocorre de 1º a 7 de março.

O tema deste ano é eliminar o estigma e o preconceito em torno da obesidade. Já aqui no Brasil, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO) faz um alerta sobre os riscos da “dieta milagrosa” que prejudicam a saúde das pessoas e são muito disseminadas na mídia e nas redes sociais.

No Brasil, a obesidade afeta 18,9% dos brasileiros, o que representa mais de 41 milhões de pessoas, segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, do Ministério da Saúde. No mundo, estima-se que haja mais de um bilhão de adultos acima do peso, sendo que 500 milhões são considerados obesos. A Dra. Claudia Maria Vieira, chefe do Ambulatório de Obesidade Clínica da Santa Casa BH explica alguns mitos ou verdades sobre obesidade. Confira:

Toda pessoa é gorda porque come demais!
MITO. Obesidade não tem a ver apenas com alimentação. Existem uma série de fatores fisiológicos e emocionais que interferem nesta condição.

Histórico familiar é um fator determinante para obesidade.
VERDADE. Geralmente, pessoas que tem familiares obesos devem ficar atentos e procurar um acompanhamento médico para evitar o sobrepeso.

Comer várias vezes ao dia, ajuda emagrecer.
MITO. Cada pessoa possui um metabolismo com necessidades diferente. O ideal é montar um cardápio diário com o apoio de um profissional de saúde que irá orientar os seus horários para cada refeição, de acordo com as suas atividades diárias.

Diminuir a ingestão de doces ajuda emagrecer.
VERDADE. Não só de doces, como também carboidratos (pães, bolos, macarrão, biscoitos, etc). Diminuir, não é cortar de uma vez. O importante é seguir o cardápio indicado para a sua dieta feito por um nutricionista.

Fazer a dieta da moda e cortar um determinado alimento.
MITO. Não adianta investir em dietas milagrosas que cortam um determinado alimento. Você até pode emagrecer, mas não vai ser com saúde. Isso só contribui para o efeito sanfona!

Mastigar bem os alimentos ajuda no processo digestivo.
VERDADE. O ideal é fazer as suas refeições em um lugar calmo, de preferência na mesa e sem distrações de TV, celular ou computador.

Toda pessoa obesa tem que fazer cirurgia bariátrica.
MITO. Não, necessariamente. Algumas pessoas obesas conseguem emagrecer com a mudança de hábitos de alimentares e com atividade física. Já outras, precisam de fazer a cirurgia. Isso depende da avaliação clínica de cada paciente.

Serviço

Para o tratamento de pessoas com obesidade, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Santa Casa BH, possui um grupo de apoio multidisciplinar que proporciona um processo de emagrecimento clínico ou com a cirurgia bariátrica por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente que necessita passar por esse tratamento deve ir ao ao Posto de Saúde mais próximo da sua casa para receber o encaminhamento. Daí ele será referenciado para o CEM ou para qualquer outra unidade dentro da rede de saúde pública que realiza esse serviço.