Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Mutirão para diagnosticar o retinoblastoma

09/09/2020

     

O maior hospital 100% SUS de Minas Gerais promoverá, no dia 18/9 (sexta-feira), a partir das 8h30, um mutirão de atendimento para diagnóstico do retinoblastoma – o câncer intraocular mais comum na infância. A iniciativa é uma das ações da campanha Setembro Dourado do Grupo Santa Casa BH e marca o “Dia Nacional de Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma”. 

Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas. Os pais e responsáveis interessados devem enviar pelo WhatsApp (31) 99904-2349 uma mensagem com #retinoblastoma. A ação acontecerá no Ambulatório Oftalmológico do hospital (Av. Francisco Sales, nº 1113 – Santa Efigênia). Se o diagnóstico for confirmado, o paciente iniciará o tratamento com os profissionais da Santa Casa BH. 

De acordo com a oncologista ocular, Dra. Rafaela Caixeta, o retinoblastoma é a principal causa de remoção do globo ocular em crianças. “É um câncer com altos índices de cura, desde que diagnosticado precocemente e adequadamente tratado. Cerca de 80% dos casos da doença são descobertos antes dos 4 anos. A detecção do primeiro sinal é percebida, na maioria dos casos, por um familiar da criança ou pelo pediatra. Diante de qualquer suspeita, é imprescindível encaminhá-las para um serviço de referência como o da Santa Casa BH”.

O sinal mais comum é a leucocoria ou reflexo pupilar branco (olho de gato), seguido do estrabismo. Outras formas de apresentação menos frequentes são inflamação, irritação ocular, glaucoma, massa em órbita e proptose (olhos proeminente). Em casos avançados, podem ocorrer sintomas de comprometimento do sistema nervoso central (cefaleia e vômitos) e da medula óssea (dor óssea).

ATENDIMENTO PELO SUS 

Inaugurado em abril de 2019, o Serviço de Diagnóstico e Tratamento do Retinoblastoma da instituição é o único da capital mineira.  Até então, as crianças diagnosticadas com o câncer intraocular eram encaminhadas para tratamento em São Paulo. Com o novo serviço, os pacientes passaram a receber atendimento integral pelo SUS em Belo Horizonte. Para funcionamento do serviço, foi fundamental a aquisição do RetCam – adquirido com recursos próprios da SCBH e com verba doada pela ONG Marchadores pela Vida e ARD Foundation. Trata-se de um moderno e avançado sistema de mapeamento e avaliação da retina baseado em imagens fotográficas digitais de alta resolução, que permite diagnósticos precisos das mais diversas patologias oculares. 

SETEMBRO DOURADO

A campanha Setembro Dourado do Grupo Santa Casa BH ressalta a importância do diagnóstico correto e do tratamento adequado da doença para aumentar as chances de cura de crianças e adolescentes. Ao longo do mês estão sendo realizadas várias ações informativas para ampliar o debate e esclarecer dúvidas a respeito do tema. Este ano, a instituição quer mostrar que as “Nossas Crianças São Feras!”, dando destaque para as histórias de jovens que enfrentaram esse momento com muita garra e coragem. Foi realizada uma live e produzido um podcast falando sobre como os pacientes passaram pelo tratamento, o trabalho da equipe multiprofissional e, também, abordando dúvidas sobre cada tipo de câncer, os sintomas e o diagnóstico.