Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Natal na Santa Casa BH

26/12/2014

     
Marcadas pela animação e solidariedade, as atividades promovidas em comemoração ao Natal emocionaram crianças e adultos internados na Santa Casa BH. Dando início às comemorações natalinas na instituição, o Coral Santa Casa BH promoveu no dia 27 de novembro uma “Cantata de Natal” no Salão Nobre. No repertório, “Happy Christmas”, “Hoje é noite de Natal” e as tradicionalmente apresentadas “New York”, “Oh Happy Day” e “O Rei Leão”. Idealizado pelo provedor, Saulo Coelho, o coral completou 6 anos em outubro de 2014. 
 
Na primeira semana de dezembro, as voluntárias da Avosc (Associação das Voluntárias da Santa Casa) decoraram todo o hospital e promoveram diversas ações no Ambulatório de Oncologia, nas enfermarias, Pediatria e Maternidade Hilda Brandão. Os pacientes mirins foram presenteados com a visita do Papai e da Mamãe Noel, apresentação musical, brinquedos, materiais escolares e lanche, já os adultos ganharam kits de higiene pessoal. 
 
A tradicional “Missa de Natal e Confraternização” foi celebrada no dia 11 de dezembro pelo padre Carlos Alberto Amaral na capela da SCBH. A cerimônia foi abrilhantada pela apresentação do coral da instituição. Estiveram presentes o superintendente-geral do Grupo Santa Casa BH, dr. Porfírio Andrade, o superintendente de Assistência à Saúde, dr. Guilherme Riccio, e funcionários do GSCBH. Ao final da cerimônia, dr. Porfírio Andrade reiterou o desejo de que 2015 seja um ano de muito trabalho na instituição: “final de ano é o momento ideal para refletirmos sobre os momentos difíceis que passamos, mas que nos deram ainda mais disposição para o trabalho filantrópico. No próximo ano, continuaremos empenhados na luta incessante para ajudar ao próximo e contamos com o auxílio de todos os funcionários do Grupo.” 
 
O Natal dos pequenos pacientes foi repleto de atividades, presentes e visitas especiais de voluntários e instituições da Capital. Tio Uli e seus bonecos vieram à Santa Casa BH para gravar o programa especial de Natal da Rede Super. O Instituto HAHAHA realizou um cortejo pelas alas da Pediatria, seguido pelo Auto de Natal. O grupo Curando com Sorriso apresentou uma peça natalina e os voluntários do Doando Alegria e Livro ao Vivo distribuíram brinquedos para pacientes. A Pastoral Social Nossa Senhora Rainha doou 1.200 fraldas infantis e brinquedos para pacientes de Oncologia Pediátrica. 
 
O presidente da Casa de Acolhida Padre Eustáquio, José Marcílio Nunes Filho, esteve na Unidade Pediátrica trazendo uma mensagem de conforto para os pacientes e seus familiares. A instituição é mantida pela Associação Dona Lucinha, parceira da Santa Casa BH.  
 
No dia 18, os 40 idosos do Instituto Geriátrico Afonso Pena (IGAP) comemoraram o Natal em alto estilo. Eles participaram de uma ceia com presença dos familiares e dos funcionários, com direito a muita música e alegria. Os fins de semana de dezembro foram animados também para os pacientes das alas de internação, Clínica Médica, Cardiologia, Unidade Pediátrica e Clínica Cirúrgica da instituição. Eles participaram das serenatas de natal promovidas pela equipe do projeto Tardes Alegres.