Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Natal no Grupo Santa Casa BH

02/01/2017

Voluntários, entidades e associações tornaram mais especial o Natal dos pacientes internados na Santa Casa BH e no Hospital São Lucas. Durante o mês, diversos grupos passaram pela instituição distribuindo presentes, atenção, carinho e boas energias. Os ‘Amigos do Bem’ e ‘Doutores Palhaços’ animaram os pacientes internados na Unidade Cardiológica e o ‘Grupo Gente Feliz’ emocionou quem estava nas alas das clínicas médica, cirúrgica e cardiológica. Já os palhaços profissionais do Instituto HAHAHA realizaram um cortejo de Natal pelo Ambulatório de Oncologia, Unidade Pediátrica e na sede administrativa do GSCBH, com apresentação de músicas natalinas e um breve espetáculo teatral sobre o nascimento de Jesus.

No Ambulatório de Oncologia, Pierre ‘O Contador de Histórias’ encantou as crianças com seus contos de Natal; o ‘Mágico Caio’ apresentou seus truques de ilusionismo; os alunos da Escola São Tomás de Aquino entregaram livros infantis e voluntários distribuíram presentes e guloseimas. Destaque para a ‘Festa Natalina’ - promovida pela Associação Xico Arantes de Combate ao Câncer Infantil - com presença do Papai Noel, dos super-heróis ‘Vingadores do Bem’ e da equipe da Manupic Festas. Já os pacientes mirins em tratamento no Ambulatório de Nefrologia receberam a visita especial do ‘Instituto Vale a Pena Ajudar’, com o Papai Noel e o Minion, e do grupo ‘Diálise Solidária’. Na Clínica de Olhos, um funcionário entrou no clima natalino e se vestiu de Papai Noel, alegrando pacientes e toda a equipe.

A extensa programação natalina da Unidade de Cuidados Materno-infantis do Grupo Santa Casa BH envolveu todas as crianças
internadas no setor, assim como seus pais e acompanhantes. O ponto alto das comemorações foi a visita, no dia 14 de dezembro, de um Papai Noel radical. Em ato inédito, o ‘bom velhinho’ desceu de rapel os 13 andares da Santa Casa BH e entrou pela janela da Unidade Pediátrica (3º andar), surpreendendo os pacientes mirins e seus familiares. Junto com um grupo de voluntários, o Papai Noel distribuiu brinquedos para cerca de 100 crianças. A emoção tomou conta também das pessoas que passavam pela avenida Francisco Sales no momento da descida.

Os pacientes mirins e seus familiares também receberam visitas especiais de voluntários do ‘Projeto Amar’, ‘Grupo Doutores Alegrosos’, ‘Projeto Abraça-me’, ‘Liga da Justiça’ e de várias pessoas que distribuíram brinquedos, bonecas e fraldas.

Outra iniciativa que merece destaque foi a mostra ‘Mães do Mundo - Um encontro com o singular’, exposta no hall da Maternidade Hilda Brandão e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Criado pela psicóloga de referência da maternidade, Ana Luiza Cunha, o projeto reúne histórias de 8 mães que tiveram casos clínicos de difícil prognóstico no hospital. Muitas delas tiveram, inclusive, que lidar com a morte de seus bebês. As fotos foram tiradas, no dia 3 de dezembro, pela fotógrafa Pamella Ribeiro, no Parque Municipal. O objetivo da ação foi mostrar para as mães, que estão na unidade durante o Natal, a importância da força, superação e alegria. Além das imagens, a mostra exibe 50 cartas das próprias pacientes que contam suas histórias, direcionando-as para os aprendizados e as possibilidades motivacionais dessa experiência.

As comemorações se encerraram com ‘chave de ouro’ com a tradicional ‘Missa de Natal e Confraternização’ realizada, no dia 22 de dezembro, pelo padre Carlos Alberto Amaral, na Capela da Santa Casa. A cerimônia contou com a apresentação do coral do Grupo Santa Casa BH e participação do provedor Saulo Coelho, dirigentes, membros do Conselho da Irmandade, funcionários e convidados.

Ao final da celebração, Saulo Coelho destacou a importância da presença e do compromisso de todos com a instituição: “temos que agradecer a Deus o privilégio de trabalhar na Santa Casa BH e celebrar a amizade e o respeito que temos um pelo outro”. No Instituto Geriátrico Afonso Pena, os 32 moradores idosos participaram de uma festa natalina (18 de dezembro) e de um  almoço especial (25 de dezembro). Ambos foram oferecidos por voluntários.

AVOSC ENCERRA AS ATIVIDADES DO ANO

A Associação de Voluntárias da Santa Casa (AVOSC) promoveu diversas ações para marcar o encerramento das atividades em 2016. No dia 25 de novembro, foi realizada ‘Missa em Ação de Graças’ na capela da instituição, reunindo cerca de 50 pessoas. Em seguida, as voluntárias participaram de um bate-papo, no Salão Nobre, com o escritor e membro da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano (foto abaixo), que contou vários casos do interior de Minas. Para fechar com ‘chave de ouro’, foi organizado - nos dias 5, 6 e 7/12 - o tradicional ‘Natal dos Pacientes’ na Unidade de Cuidados Materno-infantis, no Ambulatório de Oncologia e em todas as enfermarias. Os 13 andares foram decorados e cerca de 1.000 pacientes foram presenteados. As crianças receberam a visita do Papai Noel, que distribuiu brinquedos e material escolar. Já os pacientes adultos ganharam kits de higiene pessoal e participaram de apresentações de músicas natalinas. A AVOSC - que reúne 150 voluntárias que disponibilizam 6 horas semanais para fazer intervenções diárias na Santa Casa BH - reiniciará suas atividades no dia 1º de fevereiro de 2017.