Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP

Oftalmologista da SCBH recebe prêmio em Congressos Nacional e Internacional de Catarata

12/08/2017

O oftalmologista Dr. Sérgio Canabrava, preceptor do Departamento de Catarata da Clínica de Olhos da Santa Casa BH, foi agraciado com dois prêmios, pela criação da técnica “Double Flanged” (“duplo flangeado”, na tradução livre), de cirurgia de catarata.

O primeiro reconhecimento veio no Congresso Americano de Catarata – o mais importante do planeta, no qual cirurgiões de todo o mundo apresentam suas inovações. O evento foi realizado em maio, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O procedimento inovador rendeu ao Dr. Canabrava o prêmio na categoria “Nova Técnica”.

O segundo prêmio pela técnica “Double Flanged” veio no início de junho, em Foz do Iguaçu (PR), durante o Congresso Brasileiro de Catarata. Dr. Canabrava recebeu a premiação como "Melhor Caso de Catarata" do Congresso.

A técnica Double Flanged

A técnica desenvolvida pelo Dr. Canabrava consiste na fixação do “saquinho” (saco capsular) da catarata, que fica dentro do olho, sem a necessidade de pontos. “A fixação deste ‘saquinho’ somente é necessária em pacientes que sofreram algum trauma ocular ou em pacientes que tem este defeito geneticamente, como pacientes com Síndrome de Marfa”’, explica o oftalmologista.

De acordo com o oftalmologista, o novo procedimento tem como um dos diferenciais a maior segurança do paciente. “Utilizamos um material mais resistente, o PMMA [polimetilmetacrilato]. E não realiza-se mais sutura com agulha e fio. As suturas utilizadas até então, eram feitas com ‘Prolene’ de espessura 10.0. Estudos mostram que este material se degradava após 5 a 10 anos, levando ao deslocamento da lente intraocular implantada. Já o PMMA não é degradável”, explica.  Dr. Sérgio informa também que, a partir dessa nova técnica, está sendo desenvolvido um novo instrumento chamado "Flanged CTR” – um novo tipo de anel endocapsular, que facilitará ainda mais este tipo de cirurgia de catarata complicada.

A utilização da técnica

Antes de ser aplicada em pacientes, a técnica Double Flanged foi testada em computação gráfica (3D). Em seguida, o procedimento foi realizado em olhos de suínos. Após o cumprimento destes protocolos, o novo procedimento foi realizado em dois pacientes. O próximo passo, segundo Dr. Canabrava, é iniciar um trabalho com pelo menos 30 outros pacientes, com objetivo de comprovar cientificamente os resultados positivos encontrados nos dois primeiros pacientes. A previsão é que, em até 3 anos, o tratamento seja disponibilizado em outros hospitais, fora do local da pesquisa.

Para o Dr. Canabrava, o reconhecimento da técnica representa uma vitória para os pacientes, a classe médica e pesquisadores. “É importante sempre poder ajudar, principalmente o paciente que necessita de novidades, ajudar aos colegas e tentar trazer inovação para o nosso país, que é tão carente de apoio para pesquisas e inovação”, destaca.

Sobre Dr. Sérgio Canabrava

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é preceptor do Departamento de Catarata da Clínica de Olhos da Santa Casa de Belo Horizonte e membro do Departamento de Catarata do Centro Oftalmológico de Minas Gerais, hospital em que realiza atendimentos particulares e por convênio.

Em 2015, criou o dispositivo “Cana's Ring” ou “Anel de Canabrava” para expandir a íris do paciente no procedimento de retirada da catarata. Foi o primeiro instrumento oftalmológico do mundo, feito em impressora 3D.

A criação do “Cana’s Ring” rendeu ao Dr. Sérgio Canabrava o Prêmio de Inovação, no Congresso Europeu de Catarata; O Prêmio de “Melhor Trabalho Cientifico”, no Congresso Americano de Catarata; O Prêmio de “Melhor Trabalho Científico”, no Congresso Brasileiro de Oftalmologia; E o reconhecimento, como “Melhor Caso da Sessão”, no Congresso Brasileiro de Catarata.

Imagem: Reproduzida de vídeo