Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Pela saúde do paciente

19/08/2020

     

O Serviço de Nutrição Clínica do Grupo Santa Casa BH tem papel fundamental no cuidado individual dos pacientes internados na SCBH e no Hospital São Lucas. Trabalhando em parceria com a equipe multidisciplinar da instituição, realiza todas as prescrições de terapia nutricional dos pacientes. Ao todo, 20 nutricionistas, dois nutrólogos, uma coordenadora, dois especializandos em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, três especializandos em Terapia Intensiva Adulto, quatro residentes de Terapia Intensiva Adulto e 13 acadêmicos se desdobram para atender os cerca de 1300 leitos dos dois hospitais.

Quando o paciente chega à instituição é feita a triagem que avalia todos os riscos nutricionais. As pessoas sem risco são reavaliadas semanalmente. Já as com risco são submetidas a uma avaliação nutricional mais detalhada e, a partir daí, é dado o diagnóstico (se é obeso, desnutrido, se tem sobrepeso, entre outros) e iniciado o acompanhamento nutricional diário. O serviço é responsável também por dar as orientações de altas. A terapia nutricional no ambiente hospitalar está envolvida não só na questão de saciar a fome, mas tem um papel terapêutico importante. O paciente com estado nutricional debilitado tem maior risco de complicações cirúrgicas e infecciosas e mais chances de desenvolver lesões por pressão. Além disso, há o aumento do tempo de internação e, consequentemente, dos custos hospitalares.

O trabalho da Nutrição Clínica é integrado também ao do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). É a Nutrição Clínica que avalia o paciente e verifica se ele tem alergia ou intolerância e repassa as orientações ao SND, que produz as refeições. Todo esforço conjunto para oferecer o melhor, fazendo cardápios que gerem aceitação alimentar, principalmente para as crianças e para aqueles pacientes que estão internados há mais tempo.