Personagem em foco: Valenir Machado

20/09/2019

Valenir é casada e tem três filhos
A assessora psicopedagógica Valenir Dias Machado Corrêa da Costa iniciou suas atividades no Grupo Santa Casa BH em 1987, como psicóloga voluntária, recém-formada pela Puc Minas. Na época, a atuação de um profissional de psicologia dentro de um hospital ainda era algo incomum. Em 1990 ela foi contratada e, desde então, construiu uma carreira respeitável, tanto na área de psicologia hospitalar quanto na docência e coordenação pedagógica de importantes instituições de ensino.

Foram cerca de 28 anos atuando na área assistencial, como psicóloga hospitalar da Santa Casa BH. Durante este período, especializou-se em Psicologia Clínica pela Puc Minas e, graças a tantos anos de empenho e experiência, teve reconhecido, junto ao Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, o título de psicóloga hospitalar. Atualmente, Valenir finaliza o Mestrado em Educação pela Universidade de La Empresa (UDE), em Montevidéu, Uruguai.

Valenir é casada a 32 anos com o engenheiro Cezar Corrêa da Costa, com quem tem três filhos que, a exemplo da mãe, estão na área da saúde: Raquel, 29 anos, médica veterinária; Giselle, 28 anos, enfermeira; e Vinicius, 21 anos, estudante de Odontologia. “Nessa relação entre mãe e filhos, a influência é quase inevitável. Acredito que, de alguma forma, há uma identificação com a mãe,  pois cresceram me ouvindo falar da Santa Casa. Acho que isso contribuiu para as escolhas das profissões”, revela.

Como procuradora institucional da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa, Valenir responde legalmente pelas informações da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC). Também é professora e coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia Hospitalar, e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), no qual presta assistência psicológica aos residentes da medicina e da equipe multiprofissional, trabalhando os aspectos psicoemocionais decorrentes do sofrimento psíquico inerentes ao processo de formação.

Segundo ela, os momentos de lazer são dedicados à família. “As reuniões familiares são frequentes. Estou sempre na casa de algum irmão ou de algum cunhado. Todo dia tem um aniversário, um encontro ou algum evento”, afirma Valenir, que também adora assistir filmes. “Quando não são de romance, são com temas voltados para a área de psicologia”, explica.

Para a psicóloga, ter conciliado - com sucesso - carreira e família, é uma grande vitória. “Apesar de ter investido alto na carreira, sinto que investi dobrado na família. Cada minuto em casa sempre foi para os filhos e para o marido. Sempre levei e busquei meus filhos na escola. Foi uma vida muito ‘corrida’. Mas tudo o que eu fiz, sempre foi extremamente prazeroso”, comemora.

Valenir não pensa em parar de trabalhar tão cedo. Ela revela todo o seu amor pela Santa Casa BH. “Me sinto completamente realizada. É uma satisfação poder dizer que atuei na área que amo durante todos esses anos. Aprendi tudo aqui. Minha trajetória foi construída a partir das oportunidades que essa instituição me ofereceu”, destaca.

Vivenciando um novo momento do ensino no GSCBH, com a mudança da sede da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa e a inauguração da Faculdade Santa Casa BH, Valenir não esconde o sentimento de satisfação pessoal. “Tenho um orgulho enorme de ter participado diretamente da construção dos primeiros passos da Faculdade Santa Casa BH, tanto na conquista da autorização dos primeiros cursos junto ao MEC, como no credenciamento para o funcionamento da FSCBH”, enfatiza.