Referência

23/03/2015

     
O Centro de Especialidades Médicas SCBH, unidade pertencente ao Grupo Santa Casa BH, é referência no atendimento médico especializado para usuários do SUS em Minas Gerais. Em 2014, a unidade realizou em média 54 mil atendimentos mensais. Deste total, foram cerca de 32 mil exames, 20 mil consultas (médicas e de equipe multidisciplinar), 2.300 procedimentos ambulatoriais e 110 cirurgias de pequeno porte.
 
Dos pacientes atendidos na unidade, no ano passado, 60% eram da Capital e da Região Metropolitana de Belo Horizonte e 40% de outros municípios mineiros.
 
Originalmente construído para abrigar o Cardiominas, o prédio ficou abandonado por anos até queum condomínio formado pelo Grupo SCBH, Governo Federal, Governo Estadual e a Prefeitura de BeloHorizonte reativou o local, inaugurando-o em 2007 para abrigar 3 unidades de saúde distintas: CEMSCBH, CEM Ipsemg e UPA Centro-Sul.
 
Na atual rede de atendimento aos usuários do SUS, em Belo Horizonte, o CEM SCBH é imprescindível. Atendendo a 32 especialidades médicas e realizando 19 tipos de exames e pequenas cirurgias ambulatoriais, a unidade é referência nos serviços de Obesidade Clínica, Obesidade Cirúrgica, Pré-natalde Alto Risco, Endocrinologia e Nefrologia.
 
Funcionando de segunda a sexta-feira, atende em média 2.600 pessoas por dia. Para tanta demanda, conta com uma equipe de cerca de 180 funcionários (área administrativa e assistencial, incluindo técnicos emenfermagem e enfermeiros) e 701 médicos.
 
Circulam diariamente pelo local cerca de 6.000 pessoas entre pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Os usuários do SUS atendidos naunidade são encaminhados pelos postos de saúde da Capital ou pelas secretarias de saúde dos municípios mineiros.
 
Na necessidade de internações ou cirurgias complexas, os pacientes muitas vezes são encaminhados para a Santa Casa BH e, em contrapartida, os egressos das internações contam com atendimento, quando necessário, no CEM.
 
Com equipamentos e instalações modernas, o local abriga 68 consultórios, 25 salas de exames, 1 bloco cirúrgico com 3 salas para pequenas cirurgias, 2 salas de procedimentos ambulatoriais, 1 sala de pulsoterapia e 3 salas de fototerapia.
 
 
Focado no atendimento multidisciplinar, a unidade também ofereceatendimento assistencial, com profissionais de Assistência Social, Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Psicologia.
 
De acordo com a superintendente adjunta do CEM Santa Casa BH, dra. Maria Nunes Álvares, para oferecer atendimento humanizado e de alto nível são promovidos encontros periódicos de educação continuada para médicos, profissionais de enfermagem e toda a equipe multidisciplinar: “a capacitação é degrande importância para o andamento das atividades realizadas diariamente na unidade. Um exemplo disso é a realização do ‘Seminário do CEM Santa Casa BH’, que acontece anualmente e envolve todos os seus profi ssionais de saúde. O encontro favorece a troca de experiências para que possamos desempenhar melhor o nosso papel na saúde do Estado”.
 
MUTIRÕES E CAMPANHAS
 
Com o objetivo de agilizar diagnósticos para a população, médicos da unidade realizaram em 2014 diversos mutirões de atendimento de Ultrassom, Ecocardiografi a, Estudo Urodinâmico, Dermatologia, Urologia, Ortopedia e Angiologia.
 
Durante o ano, o CEM Santa Casa BH também promoveu campanhas de conscientização junto aos usuários sobre Prevenção do Câncer de Pele; Outubro Rosa - Câncer de Mama; Novembro Azul - Câncer de Próstata; Novembro Dourado - Câncer Infantojuvenil; Prevenção da Obesidade; Dia Mundial do Diabetes e Campanha de Prevenção do Pé Diabético.