Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Santa Casa BH: 121 anos salvando vidas

21/05/2020

Fundada em 1899, a primeira instituição de saúde da cidade completou, no dia 21 de maio, 121 anos de serviços bem prestados à população. Para marcar a data, foi criada a campanha com o mote “A saúde pulsa com o nosso coração”, com vídeo institucional, filtro no Instagram e ações com os funcionários.  Em homenagem ao hospital, a Direcional Engenharia projetou em seu prédio uma mensagem comemorativa. Pela sua missão de salvar vidas, a Santa Casa BH foi escolhida nesses tempos difíceis de pandemia como referência pela Prefeitura de Belo Horizonte para atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19 e, com isso, se tornará o local com o maior número de leitos de Minas Gerais para essa finalidade. Atualmente, dispõe de 10 leitos de terapia intensiva e 56 de enfermaria para esse tipo de tratamento.

A SCBH abriga modernas unidades de tratamento, atua em 35 especialidades médicas e possui mais de 1000 leitos para atendimento exclusivo aos usuários do SUS. Ocupa também posição de destaque nacional na realização de serviços de saúde de alta complexidade, como transplantes, tratamento nefrológico, cirurgias cardíacas em adultos e crianças, cirurgias do sistema nervoso central e periférico, do aparelho circulatório e outros procedimentos. Por ano, são realizados cerca de 2,9 milhões de atendimentos: mais de 56 mil cirurgias, 447 mil consultas, 2,1 milhões de exames e 55 mil internações.

Considerado o maior hospital transplantador de Minas Gerais, oferece transplantes de fígado, rim, córnea, medula óssea, ossos e coração. Executa, também, a captação de múltiplos órgãos, coletas de medula óssea e células tronco periféricas para o banco do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A expectativa é que, em 2020, a Unidade de Transplantes seja expandida (com um andar exclusivo) e tenha sua capacidade de atendimento ampliada. Outra frente de trabalho importante busca ampliar a quantidade de leitos de terapia intensiva na instituição. A SCBH encerrou 2019 com 170 unidades (o maior número de leitos, em um único hospital, no país) e, em 2020, passará de 200.

Nas iniciativas de gestão e sustentabilidade, o Grupo Santa Casa BH também se destacou em 2019, conquistando diversos prêmios. De acordo com o anuário Época Negócios 360, é a melhor empresa de saúde do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, a Santa Casa BH esteve entre as 100 melhores ONGs do Brasil, de acordo com o Instituto Doar. Em 2019, figurou também entre as melhores empresas do país, conforme o Ranking Valor 1000, da revista Valor Econômico. Além disso, conquistou diversos outros prêmios na área ambiental, de gestão e filantropia.