Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP


Santa Casa BH apresenta projeto da Faculdade de Medicina

14/07/2017

     

Na noite desta terça-feira, dia 11 de julho, foi realizada no Espaço Institucional da Associação do Comércio de Minas Gerais (ACMinas) a solenidade de apresentação do projeto da Faculdade de Medicina da Santa Casa BH (SCBH). O evento contou com a participação de aproximadamente 200 convidados, dentre eles autoridades médicas, empresários, políticos, diretores, chefias clínicas, conselheiros da irmandade e gestores da Santa Casa BH.

A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente da ACMINAS, Lindolfo Paoliello, que fez um belo discurso citando histórias vivenciadas com João Guimarães Rosa. Segundo ele, “o escritor e médico ficaria imensamente honrado em saber que a Santa Casa BH, nesses 118 anos de história, resolveu dar aulas”. O presidente da ACMINAS finalizou elogiando o projeto da Faculdade de Medicina e disse prever um futuro valoroso para a Santa Casa BH.

Em seguida houve o pronunciamento do provedor da Santa Casa BH e presidente do Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, Saulo Levindo Coelho. O provedor iniciou o discurso agradecendo a presença de todos, em especial agradeceu à deputada Maria Elvira e ao ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo. Saulo Coelho explicou que, Eduardo Azeredo, quando governador, doou o antigo “Cardiominas”, que hoje funciona o Centro de Especialidades Médicas (CEM), possuindo ainda um espaço de 9.000 metros vazios, local reservado para a Faculdade de Medicina da SCBH. O provedor convidou o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac, para compor a mesa e reforçou em seu discurso o compromisso com a Educação. Saulo Coelho concluiu dizendo: ”estamos perfeitamente conscientes das razões que nos movem e do apoio do empresariado nesta decisão. Minas e o ensino médico só terão a ganhar com a futura Faculdade de Medicina”.

No evento foi apresentado o novo vídeo institucional, promovido pelo setor de Captação e Recursos da Santa Casa BH. Em seguida, o Diretor de Finanças, Recursos Humanos e Relações Institucionais da SCBH, Gonçalo de Abreu Barbosa, apresentou alguns dados da maior Instituição 100% SUS do país e primeira instituição de saúde instalada em Belo Horizonte. De acordo com ele: “a Santa Casa está em primeiro lugar no ranking do estado em número de internações, transplantes de órgãos e tecidos e de cirurgia cardiovascular pediátrica. Estamos entre as 1000 maiores empresas do país; entre as 35 maiores do mercado de serviços médicos; somos empregadores diretos de 4.700 funcionários e temos um corpo clínico com mais de 1000 médicos”. Gonçalo afirmou que o primeiro vestibular será no início de 2019 e finalizou: “estamos prontos para oferecer a melhor Faculdade de Medicina do País”.

Na solenidade foi realizada a assinatura de contratos de parcerias com o Hospital Israelita Albert Einstein e com a Fundação Dom Cabral, para elaboração do Plano de Negócios, item relevante do projeto da Faculdade de Medicina da SCBH.

Para finalizar a cerimônia, Dr. Fausto Pereira dos Santos, ex-presidente da Agência Nacional de Saúde e ex-secretário da Saúde de Minas Gerais, proferiu palestra magna sobre o tema “perspectivas para a saúde pública e privada no Brasil”. Ele falou de questões reflexivas como os tipos de gargalos existentes no setor público e privado. O médico citou três questões importantes para discutir: “as transições que vivenciamos; o financiamento do setor enquanto público e privado; e outros aspectos da gestão do setor de saúde no Brasil”. Segundo ele, o setor filantrópico é afetado pelo financiamento do setor público e pela crise econômica do setor privado e isso obriga a buscar novos negócios, como a Santa Casa BH está fazendo. Para ele, a Faculdade de Medicina da SCBH é um corolário que aponta perspectivas nobres. E encerra dizendo: “eu tenho certeza que a Faculdade de Medicina da será um projeto extremamente vitorioso”.

Ao final, todos os presentes foram convidados para o coquetel no salão nobre do Espaço Institucional ACMinas.