Santa Casa BHSão LucasIEPFunerária Santa Casa BHCEMIGAP


Santa Casa BH ganha prêmio nacional

07/08/2017

     
Na noite do dia 07 de agosto, em premiação da Revista Época e do Instituto Doar, a Santa Casa BH (SCBH) foi reconhecida como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2017. Essa foi a primeira edição da lista #melhoresOngs, que tem como objetivo evidenciar boas práticas de gestão e transparência no terceiro setor e incentivar a cultura de doação no Brasil. Atualmente, o Brasil possui mais de 300 mil instituições cadastradas. Para o prêmio, mais de 1500 ONGs concorreram e somente 150 foram pré-selecionadas por um comitê executivo, com base no desempenho apresentado. 
 
A Santa Casa BH completou 118 anos este ano e sua missão é promover, de forma sustentável, o atendimento integral e humanizado às pessoas, com qualidade e resolutividade, valorizando os profissionais e desenvolvendo educação e pesquisa. 
 
A SCBH possui um setor especializado em Captação de Recursos que cria, realiza e busca doações através de uma equipe atenta e dedicada. Para o provedor/presidente da SCBH, Saulo Levindo Coelho, a cultura de doar reconhece as boas práticas de gestão e diversificação de fontes das receitas da Santa Casa BH. “Não podemos contar somente com repasses financeiros do poder público. Estamos sempre em busca de novos parceiros, novas ideias na captação de recursos, nos habilitando ainda mais, com essa indicação, para proporcionar mais qualidade aos nossos pacientes. Nosso objetivo é ajudar o maior número de pessoas e melhorar a vida da sociedade”, diz.  
 
De acordo com o Diretor Executivo da Presidência da Santa Casa BH, Carlos Renato de Melo Couto, estar entre as 100 melhores do país é sinal de competência e gestão eficiente. “A Santa Casa BH ocupa lugar de destaque no tratamento de milhares de mineiros. Este prêmio é um reconhecimento de todo trabalho que vem sendo executado ao longo dos anos, pelos mais de 4700 funcionários”, ressalta.
 
Para o Diretor de Finanças, Recursos Humanos e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Gonçalo de Abreu Barbosa, a Santa Casa BH é uma instituição que preza pela transparência, já que os recursos são provenientes, além do atendimento à população, de doações e patrocínios e a sociedade espera o melhor uso deles. “O Brasil ainda tem uma cultura de doação aquém de outros países, mas quando falamos de instituições de credibilidade, como é o caso da Santa Casa BH, o trabalho fica mais fácil”, diz. 
 
Sobre o prêmio
Composta por representantes da revista Época, do Instituto Doar, do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo, da Fundação Getúlio Vargas, a comissão julgadora avaliou cinco princípios gerais: causa e estratégia, representação e responsabilidade, gestão e planejamento, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas.