Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP

Santa Casa BH promove ações de eficiência energética

24/04/2019

Crédito: Wander Veroni
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio do Programa Energia Inteligente, está modernizando a iluminação, as centrais de material e esterilização, e os setores de lavanderia de hospitais públicos e filantrópicos de Minas Gerais.

A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a redução dos gastos com energia energética e busca promover, ainda, a adequação do orçamento dessas instituições possibilitando que os recursos economizados sejam revertidos em melhorias nas áreas de atendimento à população.

Nesse sentido, a eficientização das instituições beneficiadas vem se destacando pela economia e potencial para incentivar o consumo consciente. Na Santa Casa BH, onde a Cemig substituiu cerca de 12 mil lâmpadas em setembro passado, essa conscientização já está sendo pensada.

"Economizar energia é um desafio para todo o país. Em nosso hospital, onde circulam 15 mil pessoas diariamente, não seria diferente. Esse novo momento nos dá a oportunidade de pensar ainda mais sobre o consumo consciente", afirma o diretor-executivo do Grupo Santa Casa BH, Carlos Renato Couto.

Segundo o gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as entregas proporcionam benefícios diversos e, ainda que estejam focadas na promoção do uso eficiente e redução do desperdício de energia, as ações são pensadas para oferecer conforto aos pacientes e profissionais de saúde.

"No caso dos focos cirúrgicos, por exemplo, é importante lembrar que os equipamentos substituídos incluíam lâmpadas halógenas, que esquentam muito o ambiente e geram desconforto para os profissionais e pacientes que frequentam as salas de cirurgia", explica Queiroz.