Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Santa Casa BH renova Selo Verde Green Kitchen

19/09/2019

As práticas ambientalmente corretas, adotadas pela Santa Casa BH, na produção das refeições para seus pacientes e acompanhantes renderam ao hospital a renovação do Selo Verde Green Kitchen. Criada pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (FUPAM), a certificação é indicada para restaurantes que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais. Os critérios de avalição contemplam quesitos de ambientação natural, alimentação saudável e sustentabilidade.

A Santa Casa BH foi o primeiro hospital mineiro a receber o Selo. Por mês, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), setor responsável pelos alimentos, produz mais de 240 mil refeições. Dentre as ações desenvolvidas pelo SND está o uso de temperos naturais no preparo de alimentos, açúcar mascavo, copos de vidro e canecas de cerâmica no refeitório, uso de produtos de limpeza biodegradáveis, separação de resíduos para reciclagem, destinação adequada do óleo vegetal, treinamentos e capacitação da equipe, dentre outras.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
O Grupo Santa Casa BH desenvolve ações voltadas à sustentabilidade em todas as suas unidades. A partir da criação da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade (GMAS), estas ações foram intensificadas.

O setor desenvolve projetos de prevenção da poluição, além de atuar na melhoria contínua dos processos e no cumprimento de requisitos legais ambientais, com foco no desenvolvimento sustentável. Recentemente, uma ação que ganhou grande repercussão na mídia foi a campanha para recolhimento de películas de raio-x, voltada ao público interno e externo, que garantiu ao Hospital Santa Casa o prêmio “Amigo do Meio Ambiente”, recebido em dezembro de 2018 durante o Seminário Hospitais Saudáveis, realizado em São Paulo/SP.

A GMAS também criou o Programa “Consumo Consciente”, que estimula funcionários a repensar os hábitos de consumo, evitar o desperdício, conscientizando sobre a responsabilidade de todos na utilização de recursos, conservação de equipamentos e zelo com as instalações da instituição.