Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM

Instituto de Transplante de Medula Óssea

14/01/2021

A Santa Casa BH é um dos maiores hospitais transplantadores de órgãos, tecidos e células, no Brasil. Nos últimos anos, a instituição vem ocupando lugar de destaque na realização de transplantes de rim, fígado, coração, córnea, medula óssea e ossos, atendendo a pacientes de todas as regiões do Brasil. Em 2021, o hospital dá mais um importante passo para oferecer tratamento de excelência para centenas de pessoas, com a inauguração do Instituto de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular.

O Instituto conta com nove leitos equipados com High Efficiency Particulate Air (HEPA), um filtro de tecnologia avançada, que garante a eliminação de, praticamente, 100% das impurezas do ar e que é extremamente importante para dar mais segurança aos pacientes que estão em tratamento. A montagem dos leitos foi financiada com recursos da própria instituição e, também, do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Com a nova estrutura, a Santa Casa BH vai ampliar seu atendimento, podendo ter, em média, 100 transplantes de medula óssea por ano. Segundo a superintendente de Serviços Hospitalares da instituição, Mara Rúbia de Moura, “esse é um momento muito importante e de grande orgulho para todos nós. Estamos sempre evoluindo, atendendo a quem precisa com mais qualidade, dispondo do que há de mais avançado e seguro na área da saúde. Mas, sem deixar de lado o tratamento humanizado que possibilita que cada um siga tendo sonhos e esperança”.

O diretor de Assistência à Saúde do hospital, Dr. Guilherme Riccio, destaca que, nos últimos anos, os tratamentos de hematologia tiveram grandes avanços envolvendo a terapia celular e a nova estrutura vem acompanhando estes avanços. “A cada dia, evoluímos mais no campo da terapia celular, que se tornou muito importante e com enorme possibilidade de desenvolvimento de novos conhecimentos. O caminho é promissor e o Instituto vem para fortalecer a atuação da Santa Casa BH nessa área”, ressalta.

Sobre o programa de transplantes da Santa Casa BH
Ao longo dos últimos anos, a Santa Casa BH se consolidou como o maior hospital transplantador de Minas Gerais, ocupando o 1º lugar no ranking de transplantes de órgãos, tecidos e células, e se destacando pela excelência nos atendimentos. São ofertados transplantes de córnea, medula óssea, rim, fígado, ossos e coração. Em 2020, passou a realizar, também, transplante cardíaco pediátrico.

No último ano, foram realizados transplantes em pacientes de 13 estados brasileiros. De Minas Gerais, foram atendidas pessoas de Belo Horizonte e de mais 79 municípios, de todas as regiões.