Santa Casa
Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Segurança e qualidade

04/09/2020

     

Considerada uma das maiores centrais de esterilização de Minas Gerais, a Central de Material e Esterilização (CME) do Grupo Santa Casa BH processa mensalmente 40 mil produtos de saúde utilizados no cuidado com o paciente, entre eles instrumentais e itens usados na assistência ventilatória. Com dedicação e empenho, o setor está sempre focado em melhorar os processos, treinar seus funcionários e buscar soluções criativas e inovadoras para reduzir custos. Tudo para garantir itens de qualidade e confiabilidade quanto à integridade, funcionalidade e esterilização.

Primordial para a continuidade da atividade assistencial da instituição, a CME funciona 24 horas e conta com tecnologia de ponta, sistema de rastreabilidade informatizado, monitoramento de todas as etapas do processamento e equipe técnica qualificada em conformidade com legislação específica para o processamento de produtos para saúde. Atualmente, possui 65 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros supervisores, 1 estagiário de Enfermagem e 3 profissionais da área administrativa. Além disso, conta com a parceria da empresa “AGEIS CME” - que fornece insumos, sistema de rastreabilidade, manutenções preventivas e corretivas de equipamentos e instrumentais cirúrgicos.

Nos últimos anos, foram implementados no setor diversos processos e padronizações de conduta e fornecimento que culminaram em uma economia financeira para o Grupo Santa Casa BH. Diversas ações estratégicas foram executadas para aumentar a capacidade produtiva do setor, entre elas a redução de custos, que incluiu racionamento de insumos, otimização da produtividade das autoclaves, redução de manutenções corretivas dos equipamentos, alteração do prazo de validade das embalagens, além da renovação do parque tecnológico.