Santa Casa BH São Lucas SCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BH IGAP CEM


Sete dicas de cuidados com preparo físico no Carnaval

04/02/2020

     
Contagem regressiva para o Carnaval e muita gente já pensando em viajar ou se preparando para curtir a folia nos blocos de rua por várias partes do país. Mas, é importante ter alguns cuidados com o preparo físico antes, durante e depois de aproveitar toda a diversão dessa época. A fisioterapeuta do Hospital São Lucas, Iara Maciel Ribeiro, e a cardiologista da Santa Casa BH, Flávia Machado, deram algumas dicas para ficar bem e evitar problemas com o corpo.

- Atividade física
É extremamente importante para a saúde, mas se praticada de forma errada pode  trazer sérios riscos para o sistema muscular e cardiovascular. O primeiro passo é procurar um médico para avaliação das condições, principalmente, cardiovasculares, evitando o risco de uma sobrecarga indevida para o coração.

Recebeu o OK para fazer atividade, então é hora de passar por uma avaliação fisioterapêutica para avaliar a musculatura, proporcionando uma programação do treino efetivo e seguro.

A sobrecarga de atividade muscular e cardiovascular pode  trazer  inúmeros malefícios aos músculos, articulações e coração. Toda e qualquer atividade física precisa ser iniciada gradualmente e ir aumentado de acordo com o condicionamento adquirido, assim, há menos risco de problemas musculares ou de sobrecarga no coração.

- Remédios para entrar em forma
Cuidado também com remédios para “dar um gás”, os chamados pré-treinos, que se não bem indicados podem causar arritmias cardíacas. E as substâncias para emagrecimento rápido, muitas vezes ditas inofensivas, podem conter diuréticos, que acarretam em desidratação e também podem ter em suas fórmulas hormônios tireoidianos e anfetaminas, que causam arritmias e outras complicações cardiovasculares.

Lembre-se! Persistência, força de vontade e dedicação são a chave para se ter um corpo e uma mente saudável.

- Calçado correto para a folia
Para quem vai para os blocos e trios, é importante usar roupas leves e sapatos confortáveis e seguros. Evite sapatos com salto e totalmente abertos. Dê preferência aos tênis que também protegem os pés.

- Cuidado com o tempo em pé
Ficar muitas horas de pé causa sobrecarga para os músculos e articulações, podendo prejudicar a circulação. Como consequência gera inchaço nas pernas e pés. O ideal é que a cada duas horas o folião faça uma pausa e coloque os pés para cima.

- Sinais de alerta
O coração pode dar alguns sinais de que näo anda bem. Entre os principais sintomas de problemas cardiovasculares estão: dor no peito, falta de ar, palpitações, tontura, desmaios e inchaço nas pernas.

- Não passe mal
Durante o carnaval, tente beber bastante água, alimente-se de forma adequada e use protetor solar. Aproveite a folia de forma responsável, use preservativo, não use drogas e evite o consumo exagerado de bebida alcoólica e energéticos. Sempre que possível, descanse para repor suas energias.

- Dores pós-folia
O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se regenerar. O correto é não esperar o corpo dar sinais de cansaço e esgotamento para parar. Caso a folia vá até tarde, faça uma compensação dormindo até mais tarde. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.
 
Acompanhe mais dicas sobre como aproveitar o carnaval com saúde no Facebook e Instagram do Grupo Santa Casa BH e tenha uma #SantaFolia.