Santa Casa BHSão LucasSCBH Ensino e Pesquisa Funerária Santa Casa BHCEMIGAP


HSL possui sistema de terapia de alto fluxo

14/03/2019

     
O hospital São Lucas é um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Foi fundado em 1922.

Desde fevereiro, o Hospital São Lucas (HSL) – um dos mais tradicionais de Belo Horizonte (fundado em 1922) – conta com uma terapia inovadora de Sistema de Alto Fluxo e Alta Velocidade para atender os pacientes da Unidade de Terapia Intensiva – Adulto (UTI). É o primeiro hospital de Minas Gerais a oferecer tratamento com o Vapotherm – equipamento que chegou ao Brasil há cerca de 4 anos  e reduz  a necessidade de intubação de pacientes neonatais, pediátricos e adultos que apresentem sinais e sintomas de desconforto respiratório.

Com tecnologia Hi-VNI (High Velocity Nasal Insufflation), o sistema evita a necessidade de intubação endotraqueal. Ou seja, o paciente recebe a ventilação por meio de uma cânula nasal, possibilitando uma série de vantagens no tratamento da IRPA (insuficiência respiratória pulmonar aguda) e mais conforto. A insuflação nasal de alta velocidade permite, por exemplo, que o paciente continue ingerindo alimentos e líquidos por via oral, além de tornar desnecessária a sedação para procedimento de intubação ou traqueostomia. Sem sedação, o paciente também continua interagindo com a equipe multiprofissional e familiares.  O uso da cânula nasal reduz, ainda, os riscos e as complexidades dos cuidados associados às terapias com máscaras.

O equipamento da Vapotherm é indicado para reverter quadros de hipoxemia (baixa de oxigênio) e hipercapnia (excesso de gás carbônico) evitando e/ou reduzindo o tempo de permanência do paciente na ventilação mecânica e, consequentemente, na UTI. “Inúmeros estudos comprovam a eficácia da Ventilação Não Invasiva sem máscara Hi-VNI. O tratamento da IRPA ganha em qualidade, conforto e segurança. O paciente fica menos tempo internado e, além disso, não é invasivo”, explica Iara Ribeiro, coordenadora da equipe de Fisioterapia do HSL.