Transplantes de células-tronco de doador não aparentado

24/02/2014

O transplante de células-tronco hematopéticas representa, para muitos pacientes, a única opção de cura. A Unidade de Transplantes de Medula Óssea da Santa Casa de BH realiza, desde 2012, transplantes autólogos e alogênicos aparentados para usuários do SUS. Em janeiro deste ano, o Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde credenciou a unidade para efetivar, também, transplantes de células-tronco de doador não aparentado. Este tipo de procedimento requer um doador compatível, mas apenas 30% dos pacientes identificam este doador entre seus familiares.

Devido à grande complexidade do transplante de doador não aparentado, são poucos os hospitais brasileiros autorizados a realizar o procedimento. Com o credenciamento, apenas a Santa Casa BH e o Hospital das Clínicas estão habilitados para transplantes de medula alogênico não aparentado em Belo Horizonte.