Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

Você sabe o que é parto humanizado? É aquele baseado no protagonismo feminino, em que os profissionais de saúde de diferentes áreas se unem para oferecer a melhor experiência possível à parturiente. Para isso, são considerados os aspectos sociais, biológicos, culturais e emocionais da mãe, sempre baseando-se em evidências científicas. Esse é o tema do novo episódio do Dose de Saúde, lançado no último dia 9 de maio.

Produzido pela Santa Casa BH, o podcast é apresentado pelo jornalista Marcus Coelho, que recebeu para um bate-papo a enfermeira e coordenadora da Maternidade Hilda Brandão, Vanessa Faria, e o médico obstetra Dr. Ivan Bonisson, que também atua na unidade.

A conversa abordou diversos assuntos relevantes para as gestantes, mulheres que planejam engravidar, profissionais de saúde e a população em geral que deseja saber mais sobre o parto humanizado, tema cada vez mais discutido, principalmente com a ajuda da internet.

Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, a humanização do parto vai muito além da hora do nascimento, questão que é tratada pelos convidados do Dose de Saúde, como explica Coelho. “Acima de tudo, o parto humanizado é sobre respeitar a vontade da gestante em todos os momentos. Isso começa já no pré-natal, com o acompanhamento na Unidade Básica de Saúde, por exemplo, no caso de uma paciente do SUS. Outra ideia desmistificada no podcast é que somente os partos vaginais são considerados humanizados. As cesarianas também podem ser”, conta o apresentador.

A enfermeira e o médico pontuaram no episódio que, no contexto da humanização, é fundamental que a futura mãe crie um plano de parto, onde ela lista tudo que gostaria ou não que acontecesse na hora de dar à luz. Segundo eles, isso deve ser feito preferencialmente por escrito, mas também pode ser comunicado ao acompanhante, que, em alguns casos, será o responsável pelas decisões, como destacou Coelho. “Todas as gestantes têm desejos e idealizações sobre o nascimento do filho e, com a internet, ficou ainda mais fácil ter acesso às informações e trocas experiências. Tudo isso dá mais autonomia à mulher para fazer suas escolhas. E isso precisa ser respeitado. Esse é um ponto muito reforçado pelos convidados, que também esclarecem diversas outras questões. Está imperdível”, ressalta o jornalista.

O novo episódio do Dose de Saúde está disponível no Spotify, no Deezer e no canal da Santa Casa BH no Youtube.


Mais conteúdo para as mães

O episódio sobre parto humanizado foi lançado às vésperas do Dia das Mães, sendo mais um produto de comunicação da Santa Casa BH voltado para esse público. A instituição também disponibiliza, de forma on-line, ao longo de quase todo o ano, o Curso para Gestantes, realizado em parceria com a Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC). Para se inscrever e receber o material, basta clicar aqui ou ligar para a AVOSC, no telefone (31) 3238-8229.

A partir da capacitação, a Santa Casa BH criou a Live Tira-Dúvidas do Curso para Gestantes, realizada mensalmente, no canal da instituição no Youtube (www.youtube.com/santacasabh), onde também é possível encontrar todas as lives anteriores.