Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

Terceiro tipo de tumor mais comum no Brasil, o câncer colorretal vai acometer cerca de 45 mil pessoas em cada ano do triênio de 2023 a 2025. As estimativas são do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e acendem um alerta para a importância da prevenção da doença, que, só em 2020, foi responsável por mais de 20 mil óbitos no país. Para conscientizar sobre a importância da prevenção, todos os anos, é promovida a campanha internacional do Março Azul e, como parte dessa iniciativa, a Santa Casa BH (SCBH) realizou, no último dia 24 de março, um mutirão de colonoscopia.

Ao todo, foram atendidos 28 pacientes da instituição que já aguardavam pelo exame. A ação aconteceu durante toda a manhã e parte da tarde e envolveu o grupo de Coloproctologia da Santa Casa BH, incluindo os residentes da especialidade. O médico coloproctologista Matheus Massahud, um dos organizadores, explicou que “a colonoscopia é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer colorretal, o que gera um ótimo prognóstico para os pacientes com tumores iniciais. Além disso, é essencial para a prevenção, porque a quase totalidade dos tumores de intestino vem de pólipos que, em sua maioria, podem ser removidos na própria colonoscopia. Com essa remoção, eliminamos a necessidade de cirurgia e a possibilidade do surgimento de um futuro câncer, reduzindo, inclusive, os custos para o SUS”, diz.

A paciente Maria da Aparecida, de 60 anos, foi uma das pacientes atendidas pelo mutirão. Ela contou que já fez o exame uma vez e aproveitou para tranquilizar quem ainda tem medo. “Se o médico pedir, faça, pois é muito importante para ver o organismo da gente. A nossa saúde é importante, é uma riqueza, então temos que cuidar dela. Estou muito tranquila, as pessoas não precisam ter medo. Prevenção é a melhor coisa”, ressaltou.

O mutirão de colonoscopia da Santa Casa BH foi realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva/Regional Minas Gerais (SODEB-MG), a Associação Mineira de Gastroenterologia (AMG) e a Sociedade Mineira de Coloproctologia.

Matheus pontuou a relevância da iniciativa. “O objetivo é promover a saúde e conscientizar a população sobre um tumor que é muito frequente e grave, mas que apresenta resultados positivos com o diagnóstico precoce. Estamos muito satisfeitos em participar desta ação, que ajuda a fortalecer ainda mais a instituição, lembrando que a Santa Casa BH realiza, em média, 400 colonoscopias por mês e quase 5 mil ao longo do ano. É um número muito alto, que só foi possível alcançar após a inauguração do novo Centro de Diagnóstico e Tratamento, que hoje conta com mais salas e equipamentos”, finalizou o médico coloproctologista.