Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09
A falta de anestesistas no mercado é um grave problema que vem sendo registrado em todo o Brasil, impactando diretamente a assistência médica a pacientes, principalmente do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Santa Casa BH, maior hospital filantrópico 100% SUS de Minas Gerais, a realidade não é diferente. A instituição, que conta com 19 salas cirúrgicas e, só em 2022, realizou 12.375 procedimentos, necessita recompor e ampliar seu número de profissionais para atender à demanda de cirurgias de pacientes internados e aumentar a oferta de cirurgias eletivas. Para melhorar o seu quantitativo de profissionais, foram abertas 35 vagas para anestesistas, em caráter emergencial, que irão pagar salários de até R$ 45 mil por mês.
Segundo o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Cláudio Dornas, a situação é preocupante, já que a escassez de médicos na especialidade tem impedido que a instituição opere em seu volume máximo. “Com a pandemia de Covid-19 já controlada e as cirurgias eletivas podendo ser feitas em seu ritmo normal, precisamos utilizar toda a nossa estrutura para reduzir a fila do SUS. Muitos pacientes esperam há meses, até anos pelo procedimento e, só na Santa Casa BH, temos uma demanda reprimida de 3,5 mil pessoas. Por isso, estamos fazendo uma mobilização junto aos anestesistas de Belo Horizonte e região para que se engajem neste desafio”, convoca o diretor.
Dornas explica que, de acordo com as vagas oferecidas, “os anestesistas contratados podem realizar até cinco plantões por semana, dependendo de sua disponibilidade. A preferência é por médicos vinculados a sociedades médicas. Temos urgência no preenchimento desses postos. A Santa Casa BH possui um compromisso com a sociedade, temos a nossa bandeira que é oferecer saúde de ponta para todos e, por isso, contamos com esses profissionais neste momento” reforça o diretor de Assistência à Saúde.
A Santa Casa BH já está recebendo os currículos de anestesistas interessados. O contato pode ser feito diretamente com a Gerência do Bloco Cirúrgico, por meio do celular/WhatsApp (31) 99134-0504.