Atualizado em: 29/05/2024 – 17:05:01

A renovação do Acordo permite o sepultamento gratuito no município para pessoas em situação de vulnerabilidade social; a parceria entre as instituições acontece há mais de 80 anos

 

Na manhã da última quinta-feira (23/05), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, visitou a Santa Casa BH para participar de uma edição especial do evento “Diálogos da Quinta”, comemorando o aniversário da gigante da saúde do estado, que completou 125 anos, no último dia 21.

O prefeito veio acompanhado do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges, do secretário municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Paulo Lamac, do secretário interino de Meio Ambiente e presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Gelson Leite, além do procurador-geral de Belo Horizonte, Dr. Hércules Guerra.

O encontro, que reuniu autoridades, médicos, profissionais de saúde e colaboradores da instituição, destacou a trajetória e a importância da Santa Casa BH no cenário da saúde pública estadual.

Durante seu discurso, o prefeito ressaltou a relevância da Santa Casa BH e seu papel crucial no atendimento prestado a pacientes de diversos municípios mineiros. “A Santa Casa BH não é apenas uma instituição de saúde; é um símbolo de dedicação e cuidado com os cidadãos mineiros. Sua história de 125 anos é marcada por um compromisso inabalável com a saúde pública, oferecendo serviços de qualidade e atendimento humanizado”, afirmou Noman.

Após o evento principal, o prefeito dirigiu-se à sala da provedoria para uma cerimônia significativa: a assinatura do Acordo de Cooperação que formaliza uma parceria formalizada em 1943, entre a prefeitura de Belo Horizonte e a instituição, por meio da Assistência Familiar Santa Casa BH. Este acordo visa dar continuidade ao serviço de sepultamento gratuito, uma iniciativa destinada a proporcionar mais dignidade no sepultamento de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social que não tenham como arcar com os custos do processo de sepultamento.

O serviço, estabelecido entre a Santa Casa BH, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte (SMASAC), é voltado somente para a população da capital mineira. São de responsabilidade da Assistência Familiar Santa Casa BH as tarefas de tratamento do corpo, ornamentação, fornecimento de urna e transporte. Em 2023, foram realizados 1.060 sepultamentos gratuitos por meio dessa modalidade.

“O Acordo de Cooperação é uma ação concreta que demonstra o nosso compromisso com aqueles que mais necessitam. Sabemos que momentos de perda são extremamente difíceis, e é nosso dever garantir que todas as famílias possam ter um serviço digno e respeitoso, independentemente de sua condição financeira”, destacou Fuad Noman.

Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, a renovação do acordo reforça o compromisso mútuo de promover o cuidado integral à comunidade. A parceria com a prefeitura de Belo Horizonte demonstra um esforço conjunto para atender às necessidades dos cidadãos, promovendo dignidade e respeito em todas as etapas da vida.

“A Assistência Familiar Santa Casa BH é a única empresa de serviços funerários da capital mineira que realiza esse trabalho, garantindo uma despedida digna e respeitosa para todos, reforçando o nosso compromisso incansável com a assistência social”, ressalta Roberto Otto.