Atualizado em: 10/06/2024 – 18:06:52

O Programa Diversidade e Inclusão, criado pela instituição, foi destaque durante a audiência pública

A Santa Casa BH, uma das instituições de saúde mais importantes de Minas Gerais, foi homenageada em uma audiência pública realizada no dia 29 de maio pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O evento, organizado pela Comissão de Participação Popular da ALMG, celebrou os 125 anos de serviços de excelência prestados pela gigante da saúde à comunidade mineira.

O destaque da audiência foi o Programa de Diversidade e Inclusão, lançado em 2022. A iniciativa foi inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e visa promover a igualdade de gênero e reduzir desigualdades, reforçando o compromisso da Santa Casa BH com a justiça social e a inclusão.

O deputado Leleco Pimentel (PT), autor do requerimento para a realização da audiência pública, entregou um diploma de congratulações aos representantes da Santa Casa BH. O deputado elogiou os resultados do programa e sugeriu que ele se torne um modelo para todas as instituições de saúde de Minas Gerais e do país.

A gerente de Governança Corporativa, Compliance e Cultura da Santa Casa BH, Gabriela de Araújo, destacou a importância do programa, que já mostra resultados significativos. “Estamos orgulhosos de ter 74,5% de mulheres em nosso quadro de pessoal e 112 mulheres em cargos de gestão entre 150 funções de liderança. Isso reflete o nosso compromisso com a equidade”, afirmou Gabriela. O programa também inclui metas para capacitar mulheres a alcançar cargos de liderança, além de favorecer pessoas com deficiência e outros grupos específicos de trabalhadores.

A analista de Compliance, Izabela Freitas, mencionou uma das conquistas do programa: a adoção de toucas específicas para cabelos volumosos e afro, atendendo a uma demanda das funcionárias. Outras iniciativas incluem workshops de conscientização para os quadros de direção, participação na 24ª Parada LGBT de Belo Horizonte e atividades durante a Semana da Consciência Negra.

O Programa de Diversidade e Inclusão abrange cinco grupos de afinidade: raça e cor, LGBTQIAPN+, equidade de gênero, pessoas com deficiência e o grupo 50+ e juventude. Em 2023, o programa foi premiado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, reforçando o reconhecimento de suas práticas inovadoras.

Santa Casa BH

Celebrando os 125 anos da Santa Casa BH, Dr. João Costa Aguiar Filho, diretor jurídico, de Governança e Planejamento da instituição, destacou uma série de atividades programadas ao longo do ano, enfatizando o ideal “Saúde de ponta para todos”. Dr. João exaltou o apoio de parlamentares como o deputado estadual Leleco Pimentel (PT-MG) e o deputado federal Padre João (PT-MG), que também participaram da audiência. O deputado Doutor Jean Freire (PT) estava presente e ressaltou a dedicação e a excelência do trabalho realizado pela Santa Casa BH.

A superintendente de Relações Institucionais da Santa Casa BH, Raquel Ratton, destacou que, apesar de a instituição ser o maior complexo de saúde de Minas Gerais, muitos desconhecem a amplitude do trabalho realizado. “Muitas pessoas pensam que a Santa Casa BH é apenas o Hospital 100% SUS. Na verdade, temos dez unidades que atuam em diversos eixos de trabalho. Nos autodenominamos uma cidade da saúde, pois contamos com cerca de 7 mil profissionais e 15 mil pessoas circulando diariamente. É mais que muitas cidades”, explicou ela.

A instituição conta com 1,2 mil leitos, 27 salas cirúrgicas, um moderno parque tecnológico, ambulatórios e oferece atendimento em mais de 35 especialidades, realizando cerca de 3,4 milhões de atendimentos anuais. A Santa Casa BH também possui Ambulatórios Especializados, o Instituto de Oncologia, o Instituto Materno-Infantil, o  São Lucas Hospital Particular e Convênios, e a Faculdade de Saúde Santa Casa BH, que oferece desde ensino técnico até pós-doutorado. Além disso, a instituição comercializa planos e serviços funerários, por meio da Assistência Familiar, e também conta com um Instituto Geriátrico.

“Com 3,5 milhões de atendimentos anuais, somos o maior hospital do Brasil em número de internações e o maior realizador de tratamentos oncológicos pediátricos. Nosso objetivo é ser o primeiro hospital de excelência 100% SUS do Brasil”, concluiu Raquel Ratton, destacando que a Santa Casa BH ainda tem muitos projetos pela frente.

Clique aqui e assista a reunião na integra.