Atualizado em: 25/10/2024 – 09:10:22
Com mais de 10 anos de experiência, o serviço realiza cerca de 7 mil atendimentos por ano
Nesta sexta-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data voltada à conscientização sobre a importância dos cuidados bucais, tanto no cotidiano quanto no ambiente hospitalar. Na Santa Casa BH, maior hospital do país em número de internações, o serviço de Odontologia Hospitalar desempenha um papel fundamental na prevenção e no tratamento de complicações graves, oferecendo suporte especializado há mais de 10 anos.
Os profissionais de odontologia da instituição integram equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros especialistas. A atuação nas UTIs, no pré-operatório, nos setores de transplantes de órgãos sólidos e de medula óssea é focada na identificação e eliminação de focos de infecção bucal. Uma das tecnologias utilizadas na prevenção e no tratamento de lesões e da mucosite – lesões dolorosas nos tecidos bucais – é o laser, que auxilia na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia.
Paralelamente, os tratamentos ambulatoriais têm foco na prevenção de complicações bucais, na avaliação pré-operatória e no pré e pós-transplante de órgãos e de medula óssea, proporcionando uma abordagem integral à saúde do paciente.
Segundo a responsável técnica da Odontologia Hospitalar da Santa Casa BH, Juliana de Melo Couto, em casos mais delicados, os procedimentos são realizados no bloco cirúrgico, sob sedação ou anestesia geral, com o acompanhamento de anestesistas. “Esses cuidados são essenciais para prevenir complicações graves, como a pneumonia associada à ventilação mecânica, comum em pacientes internados, e a endocardite bacteriana, que pode se originar na boca, atingir a corrente sanguínea e afetar o coração”, explica a cirurgiã-dentista.
Entre 2018 e 2023, a quantidade de pacientes atendidos pelo serviço de Odontologia da Santa Casa BH passou de 3.635 para 7.718 ao ano, demonstrando um crescimento de 112%. Esse avanço reforça a importância do serviço no cuidado integral e no impacto positivo para a recuperação dos pacientes. A gerente de Suporte Clínico, Neila Félix, reforça que os atendimentos vão além da abordagem clínica e permeiam o processo de educação em saúde, contribuindo para o autocuidado, a redução de eventos adversos e o tempo de internação, além do alívio da dor e da melhora da qualidade de vida dos pacientes.
A Odontologia Hospitalar reforça o compromisso da Santa Casa BH em oferecer saúde de ponta para todos, promovendo tratamentos mais seguros e eficazes.