Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:06

Neste contexto, a UTI Neonatal da Santa Casa BH é vital para a saúde dos bebês em Minas Gerais

Os óbitos de recém-nascidos são os principais determinantes da taxa de mortalidade infantil no Brasil, conforme aponta o DataSUS. Dentre as causas, a prematuridade e a falta de assistência à mãe durante a gestação são os maiores contribuintes, representando um dos grandes problemas de saúde pública.

Neste contexto, a Santa Casa BH, maior complexo de saúde 100% SUS de Minas Gerais, destaca-se como um apoio imprescindível no cuidado integral para mães e bebês em condições especiais. A instituição é referência no estado em cuidado com gestantes de alto risco e no atendimento de recém-nascidos e prematuros que nascem com menos de 1kg e 30 cm, além de bebês portadores de malformações neurológicas, pulmonares, gastrointestinais, geniturinárias e cardiovasculares de mais de 90% dos municípios mineiros. Com destaque para as cirurgias de cardiopatia congênita, sendo a Santa Casa BH a única instituição 100% SUS de Minas Gerais que realiza o tratamento.

Em 2022, a instituição realizou 1.172 internações na UTI Neonatal, com projeção de crescimento de 1.750 internações para o ano de 2023. Contudo, a Santa Casa BH enfrenta desafios significativos em relação à estrutura de sua Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, que necessita de uma grande reforma para continuar oferecendo um serviço de excelência.

Com o objetivo de arrecadar R$ 7 milhões para a reforma, a gigante da saúde em Minas Gerais lançou, no mês de novembro, a “Campanha 1.000 Vezes Padrinhos”. De acordo com a coordenadora médica do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Dra. Filó, a reestruturação foi planejada em todos os detalhes, incluindo melhorias das condições de climatização, iluminação e acústica, fatores indispensáveis para o melhor atendimento e desenvolvimento dos bebês, que exigem cuidado integral e individual, conforme as suas necessidades.

A médica explica que para alguns recém-nascidos que precisam de cuidados imediatos para viver, o tempo é uma questão vital. “Ser padrinho ou madrinha da Campanha significa proporcionar a um número ilimitado de crianças, a oportunidade de ter uma nova chance de vida com qualidade”, diz.

Por que doar para a Santa Casa BH?

A Santa Casa BH é a melhor instituição de saúde de Minas Gerais e a segunda melhor instituição hospitalar do país, nos quesitos Gestão, Governança, Transparência e Inovação, segundo o ranking Melhores Empresas – Época Negócios 360° e Fundação Dom Cabral (FDC) de 2023.

Possui o maior hospital filantrópico 100% SUS do estado: líder em internações, gestações e partos de alto risco, cirurgias, serviços ambulatoriais, transplantes de órgãos, entre outros procedimentos de média e alta complexidade.

Dispõe de um amplo complexo hospitalar que acolhe pacientes de toda Minas Gerais, com estrutura completa e atendimento humanizado. Você também pode salvar milhares de vidas! Doe agora, e seja 1.000 vezes padrinho ou madrinha. Mais do que importante, sua ajuda é vital.

Como doar para a “Campanha 1.000 Vezes Padrinho”?

Você pode doar através do QR Code na Landing Page https://santacasabh.org.br/padrinho/ ou através de depósito ou pix para a conta abaixo:

• Banco Caixa Econômica Federal

• Número:104