Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:05

Representantes da Abrale e ZIN Lenços se unem para elevar a autoestima de pacientes oncológicos e reforçar a importância do combate à doença

No último dia 2 de fevereiro, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em parceria com a ZIN Lenços, realizou a inspiradora ação “Vá de Lenço”, no Instituto de Oncologia Santa Casa BH. A iniciativa teve como propósito não apenas oferecer apoio prático e acessível aos pacientes oncológicos, mas também conscientizar a sociedade sobre a luta contra o câncer, além de proporcionar alegria e elevar a autoestima de quem enfrenta a doença.

A iniciativa, segundo Mariane Rodrigues, representante da Abrale em Belo Horizonte, transcende as fronteiras físicas da instituição, sendo, também, uma campanha digital. “Pedimos que as pessoas usem a hashtag #VáDeLenço e marquem a Santa Casa BH no Instagram e nas demais redes sociais. Queríamos incentivar o maior número possível de pessoas a publicarem fotos com a hashtag, até o dia 4 de fevereiro, que é o Dia Mundial do Câncer, como uma forma de homenagem aos pacientes oncológicos”, disse.

Além das manifestações virtuais, a ação incluiu uma oficina de amarração de lenços, proporcionando momentos de descontração e empoderamento para os participantes. Cada paciente teve a oportunidade de escolher e levar para casa um lenço, contribuindo para alegrar e adornar seus dias.

Oncologia de ponta na Santa Casa BH

O Instituto de Oncologia Santa Casa BH é o único de Minas Gerais com infraestrutura pensada para oferecer todas as necessidades de tratamento em um só lugar. Anualmente, são realizadas, em média, 69 mil consultas, 27 mil sessões de quimioterapia e 5 mil de radioterapia.

São, ao todo, 13 especialidades no Instituto, sendo elas: Oncologia Clínica e Pediátrica, Oncohematologia, Radioncologia, Mastologia, Urologia, Coloproctologia, Cirurgia Geral Oncológica, Ginecologia, Cirurgia Torácica Oncológica, Clínica da Dor, Anestesiologia e Cardiologia.

Todas essas especialidades estão em um mesmo prédio, garantindo o atendimento integral do paciente com mais eficiência e agilidade. Além disso, o local possui dois aceleradores lineares, sendo um deles de última geração, para sessões de radioterapia, o que permitiu dobrar a capacidade de atendimento e, dessa forma, diminuir a fila de espera e aumentar a eficiência do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Todas essas conquistas e muitas outras que virão foram feitas com o apoio dos nossos Guardiões da Oncologia: o Deputado Federal Weliton Prado e o Deputado Estadual Elismar Prado. Você também pode ser um apoiador e transformar vidas! Assim, você se une à nossa bandeira e nos ajuda a promover uma saúde de ponta para todos, não apenas para poucos. Envie uma mensagem para o WhatsApp (31) 99723.8452 ou doe pela chave PIX: doacoes@santacasabh.org.br