Atualizado em: 17/12/2025 – 16:12:29
A Santa Casa BH, o maior hospital 100% SUS em número de internações do país, realizou cerca de 60 cirurgias de diferentes especialidades nesse fim de semana, entre os dias 13 e 14 de dezembro. A iniciativa fez parte do Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado em parceria com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS e Governo Federal.
“Aqui na Santa Casa BH, nossas equipes se mobilizaram para garantir um atendimento seguro, eficiente e em conformidade com os protocolos institucionais. Com esse mutirão nós pudemos reduzir o tempo de espera por cirurgias e reafirmamos nosso compromisso com uma assistência de qualidade, reforçando o propósito de melhorar a vida das pessoas e de oferecer saúde de ponta para todos.” afirma Flávia Oliveira, coordenadora do Centro Cirúrgico da Santa Casa BH
Confira a lista dos procedimentos realizados:
- 10 cirurgias de Coloproctologia, voltadas ao tratamento de doenças do intestino grosso e da região anal;
- 10 cirurgias de Cabeça e Pescoço, a maioria destinada ao tratamento oncológico;
- 4 procedimentos de Cirurgia Geral, incluindo correção de hérnia e implantação de cateteres;
- 4 cirurgias de Otorrinolaringologia, principalmente sinusotomias, voltadas à melhora da respiração e a drenagem dos seios da face;
- 32 procedimentos de oftalmologia, sendo 25 cirurgias de catarata e 7 vitrectomias
Agora Tem Especialistas
A ação integra o programa do governo federal que amplia o acesso a cirurgias eletivas essenciais dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a assistência especializada em todo o país e beneficiando diretamente a população com maior acesso a procedimentos de média e alta complexidade. Além disso, conforme prevê o programa, a ampliação de oferta promove um aumento de receita e, em contrapartida, o pagamento de dívidas em melhores condições por parte da instituição.
A Santa Casa BH, que aderiu ao programa em setembro deste ano, formalizou sua participação em cerimônia realizada em Belo Horizonte nessa quinta-feira, 11. A assinatura da adesão foi feita pelo provedor Roberto Otto e contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Celebramos a adesão da Santa Casa BH ao programa Agora Tem Especialista. Junto ao SUS, vamos conseguir ofertar mais serviços de saúde, atender ainda mais a população juntando mais Saúde de Ponta Para Todos com a força do Ministério da Saúde para atender a nossa sociedade”, comemora o provedor da Santa Casa, Roberto Otto.







