Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:08

Prestar auxílio a pacientes necessitados internados ou que comparecem ao hospital para tratamento. Foi com esse objetivo que, no dia 17 de maio de 1971, um grupo de 24 senhoras criou a Associação das Voluntárias da Santa Casa BH (AVOSC). Movidas pelo sentimento de compaixão, ao verem a situação de crianças internadas que recebiam visitas apenas duas vezes por semana, essas mulheres plantaram uma semente que, ao longo de 52 anos, germinou e espalhou frutos de solidariedade que já levaram conforto a milhares de pessoas atendidas pelo maior hospital 100% SUS de Minas Gerais.

Ao completar mais um aniversário, a AVOSC vê a sua atuação extrapolar aquilo que foi pensado ainda quando dava os primeiros passos. O número de voluntários se multiplicou, passando de 24 para 100. Juntas, elas se dividem entre os 13 andares da Santa Casa BH, de acordo com a demanda. Juntas, doando seu tempo e diversos itens, compartilhando conhecimentos, habilidades e espalhando carinho, sorrisos e incontáveis abraços.

As atividades desenvolvidas pela AVOSC incluem a doação de medicamentos, roupas, cobertores, próteses, cadeiras de roda, artigos de higiene pessoal, entre outros; distribuição de vales-transportes para a locomoção de pacientes oncológicos, realização de Curso para Gestantes, oficinas de trabalhos manuais e noções de higiene para crianças; laborterapia (tratamento por meio terapia ocupacional), doação de kit enxoval para bebês entregues às mães da Maternidade, entre outras ações.

De acordo com a presidente da AVOSC, Mônica Salles, fazer a diferença no tratamento dos pacientes que mais precisam é o que motiva diariamente o grupo, devolvendo para elas um sentimento de gratidão. “Nos sentimos intimamente recompensadas pelo afeto que oferecemos, nos doando na medida do possível para amenizar o sofrimento de quem está internado, contribuindo para a retomada da esperança, da autoestima e da confiança de que tudo vai dar certo. Afinal, cada dia traz uma nova oportunidade”, diz Mônica.

Ainda segundo ela, o apoio recebido da Santa Casa BH desde o início da AVOSC foi fundamental para que a associação continuasse e ampliasse a sua atuação. “Somos muito felizes, porque, graças à instituição e a todos os gestores que passaram por aqui, incluindo a atual diretoria, encontramos o ambiente propício para colocar em prática o verdadeiro altruísmo. Entendemos que somos representantes da sociedade, que tanto deve a essa instituição centenária que melhora a vida de milhares de mineiros”, ressaltou.

Curso para Gestantes

No aniversário de 52 anos, a AVOSC celebra um trabalho que também ultrapassou as fronteiras entre o mundo físico e virtual. Desde 2020, com a pandemia de Covid-19, o Curso para Gestantes, que antes era realizado presencialmente, na Santa Casa BH, passou a ser on-line, impactando assim mais mães e pais que estão à espera do filho. A capacitação gratuita é uma parceria entre a AVOSC e a Maternidade Hilda Brandão e ainda realiza algumas ações de forma presencial, com gestantes de alto risco que fazem acompanhamento no hospital.

O curso é composto por quatro módulos, que são ministrados pela equipe multidisciplinar da Maternidade, composta por médicos, enfermeiras obstetras, anestesistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas.

Os profissionais também passaram a participar de uma live mensal, onde esclarecem as dúvidas dos futuros pais, além de prepará-los para os cuidados com os recém-nascidos. Em cada live, é realizado o sorteio de um kit de enxoval.

Para se inscrever e receber o material do curso, os interessados podem clicar aqui .

Como ajudar?

Para ser voluntária da AVOSC, as interessadas precisam ser indicadas por uma membra ou por um médico da Santa Casa BH. É necessário ter disponibilidade de seis horas semanais. Uma vez inscrita, a candidata passa por um período de estágio para, depois, conforme o seu desempenho, ser efetivada.

Para realizar doações ou para mais informações, o telefone da AVOSC é (31) 3238-8229 / (31) 3241-3307