Atualizado em: 28/02/2024 – 09:02:09

No dia 28 de abril, médicos, estudantes e pesquisadores do grupo Santa Casa BH e representantes de CEPs de outras instituições mineiras participaram do Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva da Santa Casa BH, que teve como tema central “A importância do CEP Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva para o avanço da pesquisa em seres humanos, além de celebrar os seus 26 anos de fundação”.

O evento foi promovido de forma presencial e on-line pelos membros do CEP Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva, em parceria com o Centro de Pesquisa em Saúde da Santa Casa BH e teve como objetivo estimular discussões sobre a conduta ética em pesquisas que envolvam seres humanos, além de abordar os objetivos do pesquisador, a importância da pesquisa e suas ferramentas.

O Seminário teve como mediador o coordenador acadêmico da pós-graduação e coordenador adjunto do CEP, Dr. Mário César Bittencourt Madureira. O diretor de Educação e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Dr. Carlos Renato de Melo Couto, fez a abertura do evento e desejou boas-vindas aos presentes.

Participaram também  o diretor de Assistência à Saúde, Dr. Cláudio Dornas, a coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva da Santa Casa BH, Dra. Fabiana Rocha da Silva, a coordenadora adjunta do CEP e advogada, Dra. Paola Gomes de Faria Matoso, o advogado, Dr. Wesley de Paula, além de pesquisadores, gerentes e equipe multidisciplinar do grupo Santa Casa BH.

De acordo com a coordenadora do CEP Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva, Dra. Fabiana Rocha da Silva, a instituição tem muito o que comemorar. “Desde o ano 1997, são mais de 6.398 projetos aprovados”.

Um dos pontos altos do encontro foi a participação on-line de uma das mais conceituadas pesquisadoras do país, a Dra. Roseli Mieko Yamamoto Nomura, que é vice-coordenadora da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Ela explicou como funciona a Comissão composta por representantes de diferentes áreas do conhecimento, que tem a função de implementar as normas e diretrizes regulamentadoras para relato de casos envolvendo seres humanos no Brasil.

O Seminário foi encerrado com chave de ouro pelo docente, pesquisador e fundador do Comitê de Ética em Pesquisa da Santa Casa BH, que leva o seu nome: Dr. Francisco das Chagas Lima e Silva. Na ocasião, ele falou sobre os quatro princípios bioéticos: beneficência, não maleficência, autonomia e justiça. Dr. Francisco finalizou agradecendo a todos pela presença e disse sentir-se honrado em fazer parte do encontro.